Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28759
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Machado, Vanessa | |
dc.contributor.advisor1 | Carlini, Alda Luiza | |
dc.date.accessioned | 2022-10-11T11:48:21Z | - |
dc.date.available | 2022-10-11T11:48:21Z | - |
dc.date.issued | 2011-11-21 | |
dc.identifier.citation | Machado, Vanessa. Avaliação da aprendizagem no Ensino Fundamental: superando consequências indesejadas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28759 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho foi realizado com o objetivo de analisar a Avaliação da Aprendizagem no Ensino Fundamental I e II das escolas brasileiras, na forma de pesquisa bibliográfica. Destaca a trajetória das concepções de avaliação, em termos históricos, epistemológicos e legais, e analisa as dificuldades relativas aos processos de avaliação enfrentadas pela escola, pelos professores e pelos alunos, em busca de alternativas que colaborem para a superação dessas práticas. A pesquisa está fundamentada teoricamente em autores que acreditam em uma avaliação menos excludente e não classificatória, como Hoffmann, Luckesi, Perrenoud, Zabala, entre outros. A intenção deste estudo é verificar como o processo de avaliação pode se tornar abrangente e diagnóstico, a partir da visão do professor e da forma como a escola trabalha a avaliação da aprendizagem, não somente no sentido de aprovar ou reprovar, mas de contribuir com o processo de conhecimento do educando, para que ele possa modificar sua maneira de analisar e observar os acontecimentos ao seu redor e tomar suas próprias decisões, construindo autonomia no processo educativo | pt_BR |
dc.description.abstract | The present work was performed in order to analyze the Learning Evaluation on Elementary School I and II of Brazilian schools, in the form of bibliographic research. It points out the path of evaluation concepts, in historical, epistemological and legal terms, and also analyses the difficulties related to evaluation processes faced by school, teachers and students, in pursuit of alternatives which contribute to overcoming these practices. The research is theoretically based in authors who believe in an evaluation less exclusionary and non-qualifying, as Hoffmann, Luckesi, Perrenoud, Zabala, among others. The aim of this study is to verify how evaluation process can become comprehensive and diagnostic, from the view of teacher and how the school works the learning evaluation, not just in the sense of approve or disapprove, but to contribute with the knowledge process of educating, in order that he can modify his way of analyzing and observe the events around him and take his own decisions, constructing thus, autonomy on educational process | en_US |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Dificuldades | pt_BR |
dc.subject | Superação | pt_BR |
dc.subject | Evaluation on Elementary | en_US |
dc.subject | Difficulties | en_US |
dc.subject | Overcoming | en_US |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Avaliação da aprendizagem no Ensino Fundamental: superando consequências indesejadas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VANESSA MACHADO - TCC.pdf | 215,75 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.