REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28758
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAfoz, Lidiane Almeida Paulo-
dc.contributor.advisor1Carlini, Alda Luiza-
dc.date.accessioned2022-10-11T11:48:21Z-
dc.date.available2022-10-11T11:48:21Z-
dc.date.issued2011-11-21-
dc.identifier.citationAfoz, Lidiane Almeida Paulo. A criança surda: aspectos educacionais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28758-
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo geral refletir sobre o processo de educação de crianças surdas. Para tanto, considera como objetivos específicos: definir surdez e suas consequências; retomar aspectos históricos da educação do surdo; caracterizar a Língua Brasileira de Sinais; e descrever o processo de educação da criança surda nos dias atuais, com base nos textos legais, especialmente o PCN. Realizado na forma de pesquisa bibliográfica e documental divide-se nos seguintes capítulos: definição e conseqüências da surdez; panorama histórico da educação do surdo; caracterização da língua de sinais; descrição do processo de educação dos surdos nos dias atuais. Ao longo da investigação foi possível constatar que foram muitas as conquistas da comunidade surda, como o reconhecimento da língua de sinais e a regulamentação de várias leis que garantem os seus direitos, especialmente na educação. Contudo, observa-se também que ainda falta oferecer alternativas viáveis de inclusão, ou seja, discutir e criar condições para que o sistema educacional e a sociedade brasileira se adaptem verdadeiramente às determinações legais e aos novos paradigmas educacionaispt_BR
dc.description.abstractThis Course Conclusion Work aims to reflect about education process of deaf children. For that were addressed the following objectives: definition and consequences of deafness; historical view of education process of deaf; characterize the Brazilian Sign Language, and describe the process of educating the deaf child today, based on legal texts, especially the PCN. Held in the form of literature and documentary is divided into the following chapters: definition and consequences of deafness; historical overview of education of the deaf, sign language, characterization, description of the deaf education today. Throughout the investigation it was many achievements of deaf community established that there were many achievements of the deaf community, such as the recognition of sign language and the regulation of several laws that guarantee their rights, especially in education. However, still is missing viable alternatives of inclusion, in other words, discuss and create conditions so that the Brazilian educational system can be adapted to new educational paradigmsen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Pedagogiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectCrianças surdaspt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectLíngua de sinaispt_BR
dc.subjectLíngua Brasileira de Sinaispt_BR
dc.subjectDeafen_US
dc.subjectDeaf childrenen_US
dc.subjectInclusive educationen_US
dc.subjectSign languageen_US
dc.subjectBrazilian Sign Languageen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA criança surda: aspectos educacionaispt_BR
dc.title.alternativeThe deaf child: educational aspectsen_US
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIDIANE ALMEIDA PAULO AFOZ - TCC.pdf669,67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.