REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Abordagem de Reggio Emilia para educação infantil a realidade de uma escola reggiana no Brasil
Título(s) alternativo(s): The Reggio Emilia approach to early childhood education: the reality of a Brazilian school.
Autor(es): Éboli, Lillian Henne
Primeiro Orientador: Marino, Marília
Resumo: A abordagem de Reggio Emilia voltada para a educação infantil, embora tenha se constituído na Itália, após a 2ª Guerra Mundial, disseminou-se para outros continentes, como referência de qualidade em educação pública para a infância. Partiu-se da indagação: “A abordagem de Reggio Emilia para educação infantil tem inspirado escolas brasileiras a construírem seu Projeto Político-Pedagógico nesta direção. Considerando que é sempre problemática a importação de modelos prontos para diferentes contextos, como é possível articular esta proposta educacional, de caráter progressista, com a realidade educacional brasileira contemporânea?” A intencionalidade deste trabalho é explicitar fundamentos da abordagem de Reggio Emilia para educação infantil articulada à realidade brasileira e também compreender os principais fundamentos que constituem a abordagem de Reggio Emilia para educação infantil, investigar uma escola brasileira que se fundamenta na abordagem de Reggio Emilia e construir uma reflexão que aponte para os cuidados a serem considerados na construção de Projetos Políticos-Pedagógicos inspirados na proposta de Reggio Emilia. O trabalho tem natureza teórico-prática; na dimensão teórica foi realizada a leitura de livros relacionados ao tema da abordagem de Reggio Emilia para educação infantil e feita uma pesquisa com os autores que mais se aproximavam com as ideias de educação presentes na abordagem estudada. Descobriuse uma afinidade entre a abordagem reggiana, criada por Lóris Malaguzzi, e a concepção de educação de Célestin Freinet. Dentro dos fundamentos da abordagem reggiana destacam-se: a teoria nas cem linguagens, protagonismo infantil, aprendizado na experiência, o espaço como “terceiro educador” e a valorização da arte. Na dimensão prática foi realizada uma pesquisa de campo qualitativa com a coleta de depoimentos de docentes e equipe gestora da escola estudada. Foram utilizados dois instrumentos de investigação diferentes, um para docentes e um para a coordenação. Além disso, o Projeto Político-Pedagógico da escola foi utilizado para estudo e foram feitas observações do dia-a-dia escolar. Constatou-se, na pesquisa, que as realidades brasileira e italiana são muito distintas bem como a história dos dois países e que, por isso, não é possível a importação de um modelo pronto de ensino a ser seguido sendo sempre necessário a consideração do contexto em que as crianças e os envolvidos estão inseridos. É preciso, também, que haja uma pré-disposição dos docentes para que se possa realizar um trabalho com consistência, investimento em formação continuada para docentes e um claro entendimento dos fundamentos da abordagem italiana para infância
Abstract: The Reggio Emilia approach to early childhood education-oriented, although it has been established in Italy, after the second World War, has spread to other continents, as a reference for quality public education for children. Starting from the question: "The Reggio Emilia approach to early childhood education has inspired Brazilian schools to build their Political-Pedagogical Project in this direction. Whereas it is always problematic to import ready-made templates for different contexts, how can we articulate this educational proposal of progressive character, with the Brazilian educational reality today? "The intent of this paper is to explain the fundamentals of the Reggio Emilia approach to early childhood education articulated to the Brazilian reality and also understand the key fundamentals of the Reggio Emilia approach to early childhood education, to investigate a Brazilian school that is based on the Reggio Emilia approach and build a reflection point to point the care to be considered when constructing Political Projects inspired in the proposal of Reggio Emilia. The work has theoretical and practical nature, the theoretical dimension was done reading books related to the theme of the Reggio Emilia approach to early childhood education and made a survey of authors who came closest to the ideas of education present in the studied approach. They found an affinity between Reggiana approach, created by Loris Malaguzzi, and designed education by Celestin Freinet. Within the grounds of Reggiana approach include: the theory in a hundred languages, children's entrepreneurship, learning experience, space as a "third educator" and the appreciation of art. In a practical dimension was conducted qualitative field research with the collection of testimonials from teachers and school management team studied. We used two different research tools, one for teachers and one for coordination. In addition, the PoliticalPedagogical Project of the school was used to study and observations were made the day-to-school day. It was found in the survey that the Brazilian and Italian realities are very different and the story of the two countries are also different. And, therefore, it is not possible to import a model of teaching ready to follow; it is always necessary to consider the context where children are involved and included. It is also necessary that there is a predisposition of teachers so that they can consistently do their job, investment in continuing training for teachers and a clear understanding of the fundamentals of the Italian approach to childhood
Palavras-chave: Educação Infantil
Abordagem de Reggio Emilia
Projeto político pedagógico
Early Childhood Education
The Reggio Emilia approach
political-pedagogical project
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Pedagogia
Citação: Éboli, Lillian Henne. Abordagem de Reggio Emilia para educação infantil a realidade de uma escola reggiana no Brasil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28752
Data do documento: 24-Nov-2011
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