REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28578
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Desenvolvimento infantil: contribuições à prática pedagógica no berçário
Título(s) alternativo(s): Child Development: contributions to pedagogical practice in the nursery
Autor(es): Pinton, Mariana Policastro
Primeiro Orientador: Elias, Marisa Del Cioppo
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo alertar sobre a importância do estímulo ao desenvolvimento global da criança, bem como expor aos educadores os diferentes recursos e ações que podem favorecer estímulos ao potencial do aluno, na prática pedagógica da creche, especialmente do berçário. Para tanto a pesquisa conta com um referencial histórico sobre a forma pela a qual a infância alcançou seu lugar na sociedade. Tal contextualização fundamentou as diferentes referências teóricas tais como: Watson, Skinner, Piaget, Vygotsky, Freud, Klein, entre outros pesquisadores dedicados a estudar o desenvolvimento humano. Para que a prática educativa pudesse ser explorada foi preciso situar a creche em seu contexto social, salientando seus princípios educativos e a importante tarefa deste espaço em favorecer um desenvolvimento sadio da criança. A partir deste apanhado teórico foram apresentadas práticas conscientes e mobilizadoras, embasadas também nos estudos de Trindade, Abramowicz e Wajskop, Lapierre e Lapierre e Goldschimied e Jackson sobre as diferentes maneiras que o educador pode estimular o desenvolvimento global do bebê. A partir do levantamento teórico a respeito do desenvolvimento humano, articulado com os princípios educativos da creche foi possível concluir que o estudo da creche se faz necessário, assim como a busca de estratégias que possibilitem a melhor atuação do educador frente às possibilidades de estímulo ao desenvolvimento infantil. As estratégias pesquisadas para a rotina do berçário demonstraram que é possível planejar uma prática diária que favoreça o crescimento saudável e explore as potencialidades dos bebês
Abstract: The purpose of this research is to make aware of the importance of stimulating the child's overall development as well as expose educators to the different features and actions in pedagogical practice that can encourage stimulation the potential of the student in the crèche, especially the nursery. The research has a historical reference about how the childhood reached the place in society. This contextualization grounded the different theoretical references such as: Watson, Skinner, Piaget, Vygotsky, Freud, Klein, among other researchers dedicated to studying human development. To explore the educational practice was necessary to place the crèche in its social context, emphasizing its educational principles and the important task of this space to encourage healthy development of the child. From this theoretical overview were presented conscious practices and mobilizing, supported also in studies of the Trinity, and Wajskop and Abramowicz, Lapierre and Lapierre and Goldschimied and Jackson about the different ways that the educator can stimulate the overall development of the baby. The theoretical research about human development, combined with the principles of educational daycare center allowed to conclude that the study of daycare center is needed, as well as the search for strategies that enable the best performance of the educator forward to the possibilities of stimulating the development child. The strategies surveyed for the nursery's routine demonstrated that it is possible to plan a daily practice that encourages healthy growth and to explore the potential of babies
Palavras-chave: Estímulo
Prática consciente
Desenvolvimento global
Berçário
Infância
Stimulus
Conscious practice
Global development
Nursery
Children
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Pedagogia
Citação: Pinton, Mariana Policastro. Desenvolvimento infantil: contribuições à prática pedagógica no berçário. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28578
Data do documento: 6-Nov-2012
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIANA POLICASTRO PINTON - TCC.pdf698,77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.