REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28572
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A aprendizagem significativa utilizando as diferentes linguagens da criança
Título(s) alternativo(s): The meaningful learning by the usage of the different languages of children
Autor(es): Rocha, Fernanda Calderani da
Primeiro Orientador: Elias, Marisa Del Cioppo
Resumo: Esta pesquisa tem como foco analisar as práticas pedagógicas de autores que estudaram caminhos que proporcionassem aprendizagens significativas para os alunos, nas escolas, e entender as contribuições das diferentes linguagens no desenvolvimento das crianças. Trata-se de um trabalho teórico que busca exemplificar as possibilidades de uso de diferentes práticas na educação de crianças, levando em consideração o interesse e as características próprias de cada criança. Para tanto, foi feito um levantamento das principais teorias de aprendizagem e, de autores que vivenciaram uma Pedagogia alternativa, criando praticas inovadoras e utilizando as mais diversas atividades e recursos, com o objetivo de proporcionar um ensino ligado á vida. A pesquisa confirmou que as crianças aprendem melhor quando tem oportunidade de vivenciar conteúdos significativos e, assinalou que os professores precisam inovar na prática, construindo situações de aprendizagem que leve os alunos a construírem o próprio conhecimento, um conhecimento para a vida. A utilização de praticas significativas dá aos alunos oportunidade de aprender com mais prazer, vivenciar as próprias aprendizagens, contribuir, crescer, logo, para o desenvolvimento completo das crianças, que aprendem brincando
Abstract: This research focuses on analyzing the pedagogical practices of authors who studied ways that provide meaningful learning for students, in schools, and understanding the contributions of the different languages in the development of children. It is a theoretical work which seeks to exemplify the possibilities of using different practices in children’s education, taking into consideration the interests and characteristics of each child. For this, a survey was made of the main theories of learning and of authors who experienced an alternative pedagogy, creating innovative practices and using many different activities and resources, with the goal of providing an education connected to life. The research confirmed that children learn best when they have the opportunity to experience meaningful content, and pointed out that teachers need to innovate in practice, building learning situations that lead students to construct their own knowledge, knowledge for life. The use of meaningful practice gives students the opportunity to learn with more pleasure, to experience their own learning, to contribute, to grow, immediately, to the full development of children, who learn playing
Palavras-chave: Aprendizagem significativa
Criança
Diferentes linguagens
Meaningful learning
Different languages
Learning
Children
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Pedagogia
Citação: Rocha, Fernanda Calderani da. A aprendizagem significativa utilizando as diferentes linguagens da criança. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28572
Data do documento: 6-Nov-2012
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERNANDA CALDERANI DA ROCHA - TCC.pdf277,45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.