Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28508
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Dwek, Dahlia | |
dc.contributor.advisor1 | Hime, Flávia Arantes | |
dc.date.accessioned | 2022-10-05T22:07:58Z | - |
dc.date.available | 2022-10-05T22:07:58Z | - |
dc.date.issued | 2012-06-30 | |
dc.identifier.citation | Dwek, Dahlia. Contribuições da língua brasileira de sinais para a formação do psicólogo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28508 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho consiste em um estudo teórico baseado nas próprias experiências da autora com o mundo Surdo. Com o objetivo de explorar os aportes do aprendizado da Língua Brasileira de Sinais para a formação do psicólogo, os argumentos são formulados a partir de diversas áreas de conhecimento, com uma metodologia essencialmente interdisciplinar e, concomitantemente, fenomenológica. O fenômeno em questão é a Surdez, conceito em que a própria Psicologia como ciência não consegue formular precisamente suas implicações. Considerando a Libras no Brasil como a linguagem de fala, e não mera comunicação, da população Surda, esse estudo pretende mostrar e demonstrar o valor linguístico da Língua de Sinais como um todo. No decorrer dos capítulos, se inicia uma jornada literária pela identificação entre a Língua e a Realidade Surda, afim de alcançar a compreensão da Cultura Surda. A partir desta, são compostas as prerrogativas da atuação do terapeuta com essa minoria linguística brasileira. Logo, a formação desse profissional está diretamente implicada com a conscientização de uma demanda à qual nós, ouvintes, somos surdos | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Graduação em Psicologia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Língua de sinais | pt_BR |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.subject | Surdez | pt_BR |
dc.subject | Psicologia | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.title | Contribuições da língua brasileira de sinais para a formação do psicólogo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DAHLIA DWEK - TCC.pdf | 2,37 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.