REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28475
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Atendimento fisioterapêutico de puérperas na maternidade pública da cidade de Barueri
Autor(es): Silva, Ana Cláudia da
Primeiro Orientador: Burti, Juliana Schulze
Resumo: Introdução: O puerpério é o período compreendido entre a expulsão da placenta até o retorno à condição fisiológica pré-gravídica. É uma fase importante que pode revelar complicações, independente do tipo de parto. Neste período, a puérpera deve ser assistida pelo fisioterapeuta que utiliza métodos e técnicas específicas com o objetivo de minimizar, prevenir, tratar algias e reestabelecer o corpo físico. Durante a gravidez e puerpério, o corpo da mulher sofre várias mudanças fisiológicas, provocando-lhe desconfortos físicos e emocionais. A dor é um sintoma frequentemente relatado neste período, caracterizada como aguda, pode causar limitações nos movimentos, na deambulação e nas mudanças de postura no leito, além de dificultar o vínculo entre a mãe e o recém-nascido. Objetivo: Prestar atendimento fisioterapêutico a mulheres no pós-parto na maternidade pública da cidade de Barueri e verificar os efeitos da intervenção fisioterapêutica na dor e no bem estar geral de mulheres no puerpério imediato. Metodologia: A pesquisa foi constituída por puérperas atendidas na Maternidade Municipal da cidade de Barueri, que estavam a mais de 8 horas em situação de puerpério. A amostra foi composta por 50 mulheres em estado de pós-parto imediato, sendo 25 advindas de parto vaginal e 25 de parto cesárea. As pacientes foram submetidas ao mesmo protocolo de avaliação contendo: dados de identificação, característica das mamas, avaliação fisioterapêutica. Em seguida, foi realizada uma única intervenção, com os seguintes exercícios propostos: reeducação diafragmática, fortalecimento abdominal, treinamento da musculatura do assoalho pélvico, movimentos alternados de dorsiflexão e plantiflexão dos pés, manobra de eliminação de flatos, deambulação. No final do atendimento as mulheres recebiam orientações quanto a mudanças de decúbito, posturas adequadas para a amamentação, cuidados com o bebê, incentivo ao aleitamento materno. Antes e após a realização dos exercícios foi aplicada a Escala Visual Analógica de Dor (EVA) e a escala subjetiva para o bem estar geral. Resultados: Constatou-se a melhora da dor através da EVA, tanto no grupo de parto cesárea de (3,99±2,11) para (2,85±2,63), quanto no grupo de parto vaginal de (2,0±1,52) para (1,34±0,92), com diferenças estatisticamente significantes entre os valores obtidos antes e após o tratamento (positivamente quando questionadas em relação ao seu bem estar geral. Não houve diferença na comparação entre grupos no que diz respeito ao bem estar nos dois momentos. Conclusão: O protocolo de exercícios proposto contribuiu positivamente para a melhora da dor e do bem estar geral, amenizando os desconfortos existentes no pós-parto. Salienta-se a importância de novos estudos na área que comprovem o efeito de um protocolo de intervenção fisioterapêutica durante o puerpério imediato e tardio
Palavras-chave: Período pós-parto
Fisioterapia
Pós-parto
Exercício no pósparto
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Fisioterapia
Citação: Silva, Ana Cláudia da. Atendimento fisioterapêutico de puérperas na maternidade pública da cidade de Barueri. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28475
Data do documento: 7-Dez-2013
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA CLÁUDIA DA SILVA - TCC.pdf664,58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.