REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
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Tipo: Tese
Título: O empreendedorismo e os itinerários formativos: estudo de uma proposta nas 1ªs séries do Ensino Médio
Autor(es): Ivo, Maurício Ceroni
Primeiro Orientador: Chizzotti, Antonio
Resumo: Esta tese tem por objetivo analisar como se desenvolve pedagogicamente e curricularmente a proposta do Itinerário Formativo, denominado Escola de Negócios - empreendedorismo, através do projeto que ocorre nas primeiras séries do Ensino Médio do Colégio Visconde de Porto Seguro. O momento atual em que se encontra a Educação, sobretudo o Ensino Médio, onde a proposta de reestruturação curricular do Ensino Médio ocupa um espaço cada vez maior junto aos professores, que passam a buscarsoluções e alternativas para sua organização escolar é propício para que sejam estudados caminhos que possam apontar propostas e concepções de projetos que estejam afinados o que se convencionou chamar de Novo Ensino Médio. Assim, o Colégio Porto Seguro promoveu uma adaptação da sua estrutura curricular desenvolvida ao longo de mais de vinte anos de funcionamento do curso técnico em comércio exterior para uma proposta de itinerário formativo Escola de Negócios – empreendedorismo. A fim de que se compreenda como a proposta pedagógica se alinha às recentes Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio e à Base Nacional Comum Curricular, especialmente quanto ao eixo estruturante empreendedorismo, presente na proposta dos itinerários formativos, a Tese fez sua fundamentação baseada em pesquisa sobre projetos e modelos de diversos países, especialmente na Europa e EUA, analisando exemplos e conceitos alinhados às propostas existentes para o Ensino do empreendedorismo, trazendo o conceito técnico aliado a possibilidades de empreendedorismo social, para que, por intermédio de um estudo de caso, sejam objeto de uma análise comparativa que leve em conta na análise do projeto do Colégio, o planejamento, matrizes curriculares, atas de reuniões de professores, vídeos do projeto, registros de orientação de alunos e planos de ensino homologados junto à diretoria de ensino. Esta prática curricular apresenta à comunidade o produto final desenvolvido pelos alunos, através de uma Feira de Empreendedorismo, onde podem ser vistos os planos de negócios e os produtos desenvolvidos pelos grupos de alunos, suas estratégias para a inserção e comercialização em mercados internacionais, prospectados durante as aulas, respeitados os conceitos aprendidos de responsabilidade social e empresarial, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas – Agenda 2030. Com base na análise realizada é possível concluir que a proposta atinge os objetivos pedagógicos de ampliar e aprofundar aprendizagens, consolidar formação integral, promover valores universais e desenvolver habilidades como autonomia, criatividade, diálogo, participação e criticidade e que a aplicação em outras escolas, em especial, a implementação em escolas públicas brasileiras é possível com adaptações a cada realidade escolar
Abstract: The objective of this thesis is to analyze the pedagogical and curricular development of the Entrepreneurship program of the Business School.This study will be conducted through a High School project that takes place in the first two years of high school at Colégio Visconde de Porto Seguro. The status of the Brazilian education, especially high school education, requires curricular reform. Teachers frequently seek solutions and alternatives to enhance the curriculum. Given this scenario, it is important to put forward proposals and projects that are aligned with what is now called “The New Ensino Medio” – or The New High School. The Colégio Visconde de Porto Seguro has adapted its curricular structure, which has been put into practice for more than 20 years. The new curricular structure changed what was then named the Foreign Trade Technical program into The Entrepreneurship program of the Business School.This study focuses on the understanding of how this new pedagogical proposal aligns with both the new High School National Curriculum Guidelines and the Common Core Curriculum. The study will particularly emphasize the entrepreneurship structure present in the learning program. This thesis is based on research on projects and educational models from different countries, especially from the United States and Europe. The study analyzes examples and concepts aligned with the existent entrepreneurship learning proposals. It combines the technical concept and the possibilities of social entrepreneurship. The study of this combination is done through a case study. This case study will produce a comparative analysis that considers the school project, the syllabi, the programs, teachers’ meetings minutes, project videos, student orientation logs, and teaching plans approved by the school board. The curricular practice culminates in the final product developed by the students to the community through an entrepreneurship fair. This fair displays projects created and developed by the students such as business plans and strategies to insert and commercialize their products in international markets. All the projects follow the concepts learned in class, based on teachings of social and entrepreneurial responsibility. They are also aligned with the United Nations Sustainable Goals - 2030.According to the study, one can conclude that the proposal achieves the following pedagogical goals: deepening learning, strengthening full time learning, promoting universal values, developing abilities with autonomy, creativity, participation , and critique. It is possible to apply the concepts of this study in other schools, especially in public schools. However, these concepts must be adapted to each school’s reality
Palavras-chave: Reforma do Ensino Médio
Itinerários formativos
Empreendedorismo
Eixos estruturantes
High School Reform
Formative itineraries
Entrepreneurship
Structural axis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Ivo, Maurício Ceroni. O empreendedorismo e os itinerários formativos: estudo de uma proposta nas 1ªs séries do Ensino Médio. 2022. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28404
Data do documento: 19-Ago-2022
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