REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28394
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Pedagogia libertadora: a dimensão política da escola
Título(s) alternativo(s): Liberating pedagogy: political dimension of the school
Autor(es): Lima, Valbia Juliane dos Santos
Primeiro Orientador: Elias, Marisa Del Cioppo
Resumo: O presente trabalho tem como finalidade discutir e refletir a falta de conscientização política na escola, e como a classe dominante, através da sua ideologia exerce um poder sobre a educação, impondo a cultura dita como legítima sobre a classe dos mais desfavorecido. Portanto, a educação serve para atender seus interesses políticos e econômicos, e não como ferramenta para a conscientização política que é fundamental para a democratização e libertação do educando. A conscientização permite ao ser tornar-se crítico reflexível, consciente de suas ações, alguém que poderá, ou não, transformar a vida em sociedade. A metodologia deste trabalho tem como base a pesquisa bibliográfica, contextualizando diferentes autores Althusser, Paulo Freire e Bourdieu, críticas em cima do sistema de educação voltado para atender aos interesses da classe dirigente da sociedade. A escola tem que se resignificar enquanto instituição social diante dos problemas da sociedade, ser um espaço de conhecimento cultural significativo para o compartilhamento do conhecimento, e não apenas um espaço de transmissão de saberes dito como legitimo, na qual deve haver a ruptura da função reprodutivista
Abstract: This paper aims to discuss and reflect a lack of political awareness in school, and how the ruling class, through its ideology exerts a power over education, imposing the culture dictates as legitimate on the most disadvantaged class culture. So education is to serve its political and economic interests, and not as a tool for political awareness which is critical to the democratization and liberation of student. Awareness allows to be critical reflexive become conscious of their actions, someone who may or may not transform the life in society. The methodology of this study is based on bibliographic research, contextualising different authors Althusser, Bourdieu and Paulo Freire, critical over the education system geared to serve the interests of the ruling class of society. The school has to re-signify as social institution to the problems of society, be an area of significant cultural knowledge for knowledge sharing, and not just one area of transmission of knowledge dictates how legitimate, which should include a break of reproductivist function
Palavras-chave: Conscientização
Educação
Política
Awareness
Education
Policy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Pedagogia
Citação: Lima, Valbia Juliane dos Santos. Pedagogia libertadora: a dimensão política da escola. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28394
Data do documento: 12-Nov-2014
Aparece nas coleções:Graduação em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VALBIA JULIANE DOS SANTOS LIMA - TCC.pdf306,43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.