REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28352
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação estática da pelve de crianças com enurese noturna: um estudo piloto retrospectivo
Autor(es): Cruz, Juliana de Paula da Silva
Primeiro Orientador: Burti, Juliana Schulze
Tanaka, Clarice
Paviove, Rita
Resumo: A enurese é a micção involuntária que ocorre após a faixa etária de maturação. É uma condição comum com uma estimativa de 50 milhões de crianças com enurese em todo o mundo. É uma condição de etiologia multifatorial que pode estar associada a déficit de atenção, alteração do padrão respiratório e do sono além de déficit do movimento. Para realização correta do movimento é necessário que se tenha um bom alinhamento. Portanto o objetivo do presente estudo é avaliar o alinhamento da pelve em crianças com enurese. Foi realizado um estudo piloto retrospectivo de caráter transversal, com uma amostra de 34 crianças, divididas em grupo controle e grupo enurese, de ambos os sexos, na faixa etária de 7-8 anos. A postura foi avaliada por meio de fotografia no plano sagital. As fotos foram analisadas usando o software Coreldraw. Para análise estatística das variáveis de idade, massa corpórea, estatura e ângulo da pelveforam utilizados os testes não paramétricos de t - Student e foi utilizado o valor de significância p ≥ 0,05. Quando comparados os grupos controle e grupo enurese, não houve diferença estatisticamente significativa para os dados antropométricos. Para o aspecto postural da pelve foi observada diferença estatisticamente significativa (p = 0,03)entre o grupo controle (16,5±6,1) e o grupo enurese (12,5±3,5). Os resultados mostraram que crianças com enurese apresentam inclinação posterior da pelve
Palavras-chave: Enurese
Alinhamento
Pelve
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Fisioterapia
Citação: Cruz, Juliana de Paula da Silva. Avaliação estática da pelve de crianças com enurese noturna: um estudo piloto retrospectivo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28352
Data do documento: 10-Dez-2014
Aparece nas coleções:Graduação em Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Juliana de Paula da Silva Cruz - TCC.pdf687,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.