REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28344
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Efeito do ultrassom e do exercício em pacientes com osteoartrite de joelho
Autor(es): Schaefer, Henrique Gomes
Primeiro Orientador: Alfredo, Patrícia Pereira
Resumo: A osteoartrite (OA) é uma doença multifatorial, degenerativa, progressiva e crônica que afeta principalmente a cartilagem articular. Os idosos são o grupo populacional mais afetado, sendo que a ocorrência maior é na articulação do joelho. Este projeto teve como objetivo verificar o efeito do ultrassom (US) e do exercício em pacientes idosos com OA de joelho. Foram avaliados 50 idosos, de ambos os gêneros, com idade entre 55 e 75 anos. Os sujeitos foram divididos em cinco grupos randomizados. O primeiro grupo (US Contínuo + Exercício) recebeu aplicação do ultrassom contínuo por um mês e exercícios no mês seguinte. O segundo (US Pulsado + Exercício) recebeu aplicação do ultrassom pulsado por um mês e exercícios no mês seguinte. O terceiro (US contínuo + US contínuo/ Exercício) recebeu aplicação do ultrassom contínuo por um mês e exercícios associados com ultrassom contínuo no mês seguinte. O quarto (US pulsado + US pulsado/ Exercício) recebeu aplicação do ultrassom pulsado por um mês e exercícios associados com ultrassom pulsado no mês seguinte. O quinto (Exercícios) realizou exercícios por dois meses. O nível de significância adotado foi o de 5% (p<0,05). Nenhuma diferença estatística foi encontrada nas comparações entre os grupos nos diversos tempos de avaliação (p>0,05)
Palavras-chave: Ultrassom
Osteoartrite de Joelho
Exercícios
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Fisioterapia
Citação: Schaefer, Henrique Gomes. Efeito do ultrassom e do exercício em pacientes com osteoartrite de joelho. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28344
Data do documento: 14-Jun-2014
Aparece nas coleções:Graduação em Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HENRIQUE GOMES SCHAEFER - TCC.pdf2,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.