REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Ciências Biológicas
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dc.creatorHatamura, Camila Harumi-
dc.contributor.advisor1Elias, Marisa Del Cioppo-
dc.date.accessioned2022-09-30T21:22:34Z-
dc.date.available2022-09-30T21:22:34Z-
dc.date.issued2014-11-12-
dc.identifier.citationHatamura, Camila Harumi. O uso de jogos virtuais na educação ambiental: um Levantamento para o Ensino Fundamental II. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Sorocaba, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28338-
dc.description.resumoO uso de novas tecnologias está cada vez mais frequente em nosso dia a dia, facilitando a vida e as relações interpessoais porém, ainda é escasso o número de pesquisas sobre a eficácia dos jogos virtuais na aprendizagem. As atividades lúdicas são formas interessantes de enfatizar um conteúdo com a proposta de motivar o aprendizado e auxiliar na formação do conhecimento. A Educação Ambiental, que atualmente faz parte da grade curricular, favorece essa integração social por meio da compreensão do meio ambiente, influenciando atitudes que alteram o comportamento das pessoas. Desta forma, este trabalho teve por objetivo realizar um levantamento de jogos virtuais voltados à Educação Ambiental e realizar uma análise qualitativa para verificar se o conteúdo promove o aprendizado, sugerindo melhorias em próximas versões para complementar o ensino de Ciências. A pesquisa foi estruturada em 3 fases: (1) levantamento de jogos virtuais voltados à educação ambiental; (2) avaliação dos jogos pelo método heurístico através de dez parâmetros considerados eficazes para a educação e, (3) comparação e desenvolvimento de sugestões a fim de melhorar a qualidade dos novos jogos. A maioria dos jogos analisados apresenta um método mecânico de tentativa e erro o que, para a absorção do conhecimento é irrelevante. A partir da análise foram listadas sugestões para desenvolvimento de jogos futuros que podem explorar: (a) uma abordagem de conteúdo mais profundamente; (b) a explicação clara dos objetivos dos jogos; (c) a checagem de temas a fundo a fim de não cometer erros na propagação das mensagens; (d) o aprofundamento no conteúdo além da mecanização dos jogos e, (e) a utilização de temas sobre sustentabilidade além do lixopt_BR
dc.description.abstractThe use of new technologies is increasingly in our lives, making our life and interpersonal relationships easier, although is still scarce the number of researches on the effectiveness of virtual games in education. Playful activities are interesting ways to emphasize a content with the proposal to motivate learning and assist in the formation of knowledge. Environmental education, which is now part of the curriculum promotes social integration through comprehension of the environment influencing attitudes that change people's behavior. Thus, this study aimed to conduct a survey of virtual games in environmental education and perform a qualitative analysis to verify if the content promotes learning suggesting improvements in future versions to complement the teaching of Science. The research was structured in 3 phases: (1) survey of virtual games geared to environmental education; (2) evaluation of the games by heuristic method through ten parameters considered effective for education and (3) comparison and development of suggestions in order to improve the quality of the new games. Most reviewed games features a mechanical method of trial and error, which for the absorption of knowledge is irrelevant. From the reviews, were listed suggestions for the development of future games where they must explore further: (a) the approach of content more deeply; (b) a clear explanation of the objectives of the games; (c) the themes check thoroughly in order not to make mistakes in the propagation of knowledge; (d) work on content beyond mechanization of games and (e) the use of topics on sustainability in addition to the trashen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Médicas e da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnvironmenten_US
dc.subjectInterneten_US
dc.subjectScienceen_US
dc.subjectEducationen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleO uso de jogos virtuais na educação ambiental: um Levantamento para o Ensino Fundamental IIpt_BR
dc.title.alternativeThe use of virtual games in environmental education: a survey for Elementary Schoolen_US
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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