Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27883
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O Vaticano II e a educação: Aggiornamento e diálogo no processo de elaboração da Gravissimum Educationis |
Autor(es): | Martins, Marcel Alves |
Primeiro Orientador: | Souza, Ney de |
Resumo: | Aggiornamento e diálogo se constituem em duas importantes chaves hermenêuticas para a compreensão do Concílio Vaticano II e de seus desdobramentos. Orientados por esses conceitos (ideais), os Padres Conciliares estabeleceram um intenso diálogo entre si e com o mundo contemporâneo, chegando ao âmbito educacional. Num processo bastante conflituoso, o Concílio optou por apresentar ao mundo uma palavra sobre a educação e a educação cristã, estabelecendo alguns princípios fundamentais que pudessem orientar as reflexões e ações da Igreja no meio educacional. A análise do processo de elaboração da Declaração sobre a educação cristã permite ampliar a compreensão do documento e trazer à luz as disputas em torno dessa temática, que mesmo não sendo tema central no debate conciliar, ocupou um significativo espaço de discussão e gerou diversas insatisfações com o resultado final do texto. Apesar das dificuldades em torno do texto final e das críticas feitas a ele, a Gravissimum Educationis apresenta elementos importantes para entender o papel da educação e da educação cristã no desenvolvimento dos indivíduos e da sociedade: a partir da perspectiva conciliar, a educação é entendida como um direito universal, pertencente à missão da Igreja, por meio da educação cristã, e promotora do desenvolvimento integral do indivíduo |
Abstract: | Aggiornamento and dialogue are two important hermeneutical keys for the comprehension of the Second Council Vatican and its unfoldings. Driven by these concepts (ideals), the Council Priests established an intense dialogue among themselves and with the contemporary world, which in turn, lead to the educational sphere. In a very quarrelsome process, the Council opted for presenting the world a word on education and Christian education, setting some fundamental principles that would guide the reflections and actions concerning the Church in the educational field. The analysis of the Declaration’s elaboration process on Christian education allows us to better understand the document and bring into light the disputes surrounding such theme, which while not central in the council’s debate, played an important role in the discussions and was subject to much dissatisfaction upon the text’s final version. Despite the difficulties concerning the final draft and the strong criticism it received, the Gravissimum Educationis introduces important elements to understand the role of education and Christian education in the development of individuals and society: from the council’s perspective, education is seen as a universal right, belonging to the Church’s mission and promoter of the individual’s integral development |
Palavras-chave: | Concílio Vaticano II Educação Diálogo Aggiornamento Gravissimum Educationis Educação cristã Vatican Council II Education Dialogue Aggiornamento Gravissimum Educationis Christian education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Teologia |
metadata.dc.publisher.program: | Graduação em Teologia |
Citação: | Martins, Marcel Alves. O Vaticano II e a educação: Aggiornamento e diálogo no processo de elaboração da Gravissimum Educationis. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teologia) - Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27883 |
Data do documento: | 2-Jul-2019 |
Aparece nas coleções: | Graduação em Teologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marcel Alves Martins - TCC.pdf | 339,02 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.