Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27865
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Cláudio Augusto da | |
dc.contributor.advisor1 | Lopes, Antônio de Lisboa Lustosa | |
dc.date.accessioned | 2022-09-28T22:10:29Z | - |
dc.date.available | 2022-09-28T22:10:29Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-01 | - |
dc.identifier.citation | Silva, Cláudio Augusto da. A catequese do século XXI, desafios frente as novas tecnologias. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teologia) - Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27865 | - |
dc.description.resumo | Procurando desenvolver um estímulo a pesquisa de como se desenvolveu a catequese na virada do século XX para o século XXI o presente trabalho tem no seu início um relato de como era a catequese do século XVI até meados do século XX, quando aconteceu o Concílio Ecumênico Vaticano II, a partir dele ocorre uma mudança de paradigma, observa-se a necessidade de renovação do processo catequético e para que isso possa ocorrer é necessário a elaboração de novos documentos que permitam adequar a catequese ao contexto atual que ela vive. São apresentadas as duas exortações apostólicas: Evangelii Nuntiandi e Catechesi Tradendae que trazem orientações para a catequese a partir do Concílio Vaticano II. O nascimento de uma nova catequese toma impulso na 21ª Assembleia Geral da CNBB, ocorrido em Itaici, onde aprovou-se o documento episcopal com o título de Catequese Renovada Orientações e Conteúdo que se torna um dos principais documentos para a catequese. É feita referência à revelação como ação Divina, onde a igreja compreende essa Ação como diálogo entre Deus e a humanidade e afirma o ser humano como um ser que se comunica e eleva essa comunicação ao contexto das comunicações sociais. A partir desta compreensão abre caminho para observar alguns desafios e perspectivas ad importância da cultura contemporânea e da inculturação, bem como a relação da linguagem midiática de hoje e do novo perfil em virtude dos novos meios de comunicação, ferramentas cada vez mais inovadoras e indispensáveis nesse processo catequético de evangelização | pt_BR |
dc.description.abstract | In an attempt to build up a stimulus to research how catechesis developed at the turn of the 20th century to the 21st century, this labour begins with an account of how catechesis was from the 16th century until the mid-20th century, when there was the Second Vatican Ecumenical Council, from it led to a paradigm shift, the requirement for renewal of the catechetical process is watched, it is necessary to set new documents up that must be adequate for catechesis in the current context in which it lives. Two apostolic exhortations: Evangelii Nuntiandi and Catechesi Tradendae are introduced, which bring orientations for catechesis from the Vatican Council II on. The birth of a new catechesis enhance in the 21st General Assembly of the CNBB, in Itaici, where the episcopal document titled of Renewed Catechesis - Orientations and Content was approved, and became extremelly significant for catechesis. Referenced as revelation of Divine action, where the church understands this Action as dialogue between God and humanity and affirms the human as a communicative being and increases this communication to the context of media. From this comprehension challenges and perspectives highly important will be noticed in the contemporary culture and inculturation, as the relationship beetwen today’s media language and the new profile due to the new media, and tools that are extremelly innovative and essencial in this catechetical improvement of evangelization | en_US |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Teologia | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Graduação em Teologia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Anúncio | pt_BR |
dc.subject | Evangelização | pt_BR |
dc.subject | Processo catequético | pt_BR |
dc.subject | Midiático | pt_BR |
dc.subject | Urbano | pt_BR |
dc.subject | Advertising | en_US |
dc.subject | Evangelization | en_US |
dc.subject | Catechetical improvement | en_US |
dc.subject | Media | en_US |
dc.subject | Urban | en_US |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
dc.title | A catequese do século XXI, desafios frente as novas tecnologias | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Graduação em Teologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cláudio Augusto da Silva - TCC.pdf | 482,49 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.