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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27834
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Uma análise fenomenológica-existencial sobre os sentidos atribuídos por uma jovem que realizou a transição da escola democrática para a escola tradicional |
Autor(es): | Duek, Natasha |
Primeiro Orientador: | Colpo, Marcos Oreste |
Resumo: | O objetivo da presente pesquisa foi compreender, a partir da perspectiva fenomenológica-existencial, os sentidos atribuídos por uma jovem que realizou a transição de Ensino Fundamental II, em um modelo de escola democrática, para o Ensino Médio em uma escola tradicional. O trabalho, em um primeiro momento, ocupa-se de situar o leitor em três aspectos: O que são escolas democráticas; o que a literatura aborda a respeito da transição do Ensino Fundamental II para o Ensino Médio e possíveis interlocuções entre a fenomenologia existencial e posicionamentos de uma escola democrática. Após isto, realizou-se uma pesquisa qualitativa orientada pelo método fenomenológico de investigação, mais especificamente pela Fenomenologia Hermenêutica apresentada por Martin Heidegger (1889-1976) na sua ontologia fundamental – Ser e tempo (1927). Tal método foi utilizado durante a entrevista semi-dirigida reflexiva (SZYMANSKI; ALMEIDA; PRANDINI, 2010) em dois encontros na Clínica Psicológica “Ana Maria Poppovic”, garantindo assim um espaço que predispôs o sigilo e a ausência de interrupções. As entrevistas serviram como uma base possível para compreensão das tramas de sentido vivenciadas pela jovem, a partir de sua experiência na escola democrática e sua posterior transição de escolas. Para fins de análise, a entrevista foi subdividida em Indicadores de Sentido, partindo-se das respostas da entrevistada, e, posteriormente, foram realocadas em Constelações que se desvelaram a partir do material coletado |
Palavras-chave: | Escolas democráticas Educação Fenomenologia-existencial Práticas educativas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
metadata.dc.publisher.program: | Graduação em Psicologia |
Citação: | Duek, Natasha. Uma análise fenomenológica-existencial sobre os sentidos atribuídos por uma jovem que realizou a transição da escola democrática para a escola tradicional. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27834 |
Data do documento: | 31-Ago-2018 |
Aparece nas coleções: | Graduação em Psicologia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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