REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27819
Tipo: Dissertação
Título: “Bailar es nuestra revolución”: dança e cultura popular em um coletivo de jovens imigrantes em São Paulo
Autor(es): Turriago, Anamaría Vargas
Primeiro Orientador: Borelli, Silvia Helena Simões
Resumo: A migração tem se convertido em um importante fenômeno social na atualidade e seu estudo é abordado tomando por base diferentes disciplinas e diversas perspectivas teóricas. As ciências sociais, especialmente a antropologia, permitem colocar como centro de interesse as narrativas de pessoas imigrantes e as ações por elas empreendidas no enfrentamento da situação no novo país. O Brasil, e particularmente a cidade de São Paulo, tem sido um lugar de recepção desses contingentes populacionais, especialmente daqueles provenientes de países vizinhos. Esse acolhimento, porém, tem sido prejudicado nos últimos anos, em função de políticas de governo que, a partir de 2016, com a presidência de Michel Temer, têm dificultado a integração dessas(es) imigrantes. Durante o governo de Jair Bolsonaro, a situação se complicou, provocando maiores desigualdades e exclusões. (Vargas y Borelli, 2020). Esta pesquisa analisa a atuação de um coletivo de imigrantes colombianas, chamado Prende la Vela, cujas ações estão focadas na difusão de danças colombianas em São Paulo e, devido a situação da pandemia de COVID-19, em espaços virtuais. A proposta buscou compreender como as imigrantes ocupam a cidade de acolhida mediante a apropriação de elementos da cultura popular colombiana e, ainda, como as integrantes desse coletivo colocam em prática sua intenção de construir pontes entre Colômbia e Brasil, por meio da dança. As principais bases teórico-conceituais estão ancoradas nas abordagens de Raymond Williams e Antônio Gramsci e na compreensão da cultura popular como produto de experiências e significados articulados às classes subalternas. Com base nisso, é analisado o uso particular da cultura popular pelo coletivo Prende la Vela, em contraste com o usa da tradição associada à narrativa nacionalista. Para essa finalidade, o diálogo privilegiado será com Benedict Anderson e Renato Ortiz. Além disso, o trabalho desenvolveu uma reflexão sobre a construção de identidades nos espaços derivados dos contextos de migração, tendo como referências Homi Bhabha, Michel Agier, Stuart Hall e José Manuel Valenzuela Arce. As referências bibliográficas selecionadas dialogam com as informações coletadas no campo, tomando por base a etnografia, a etnografia virtual em redes sociais e as entrevistas em profundidade, com roteiro semiestruturado, aplicadas às integrantes do coletivo. Os resultados da pesquisa estão comprometidos com a interpretação de como – baseado nos princípios que ancoram a concepção de cultura nacional popular em seu país de origem, a Colômbia – esse coletivo configura novas relações no país de acolhida, o Brasil, desde o ponto de vista das reinvindicações políticas, das mediações culturais e dos laços afetivos
Abstract: Migration has become an important social phenomenon, and its study is carried out using different approaches and through diverse theoretical perspectives. The social sciences, especially anthropology, allow immigrants, their narratives and actions undertaken when facing the reality of their new country, to be a central point of interest. Brazil, in particular São Paulo City, has received large migrant populational contingents, especially from neighboring countries. Nevertheless, in recent years this welcoming has been harmed due to government policies that, since 2016, with the presidency of Micher Temer, have hindered the integration of these people into Brazilian society. During the government of Jair Bolsoraro, the situation worsened, leading to greater inequality and exclusion (Vargas and Borelli, 2020). This work analyzes the role of one Colombian female migrant collective, Prende la Vela, whose actions are focused on the in-person diffusion of Colombian dances in São Paulo, and due to the pandemic situation of COVID-19, in virtual spaces. The goal of this project was to understand how immigrants occupy their host city through the appropriation of elements of Colombian popular culture, and how the members of this group put into practice their intention to build bridges between Colombia and Brazil, through dancing. The main theoretical-conceptual bases are the approaches of Raymond Williams and Antonio Gramsci, and the comprehension of popular culture as the result of experiences and meanings articulated by the unprivileged classes. Based on this, the particular use of popular culture by the Collective Prende la Vela was analyzed, in contrast with, among other conceptions of Colombian culture, the use of the tradition associated with the nationalist narrative. For this purpose, the dialog will come mainly from Benedict Anderson and Renato Ortiz. Furthermore, our work developed a reflection on identity construction in spaces derived from migratory contexts, having as references Homi Bhabha, Michel Agier, Stuart Hall, and José Manuel Valenzuela Arce. The selected bibliographic references are combined with information collected in the field, based on face-to-face observations, virtual ethnography in social media, and interviews with a semi-structured script, applied to members of the collective. The results of this work are committed to the interpretation of how - from the principles that anchor the conception of national popular culture in its origin country, Colombia - this group/collective establishes new relationships in the host country, Brazil, from the point of view of political demands, cultural mediations, and affective ties
Palavras-chave: Coletivos juvenis
Migração
Cultura nacional popular
Identidades culturais
Youth groups
Migration
National popular culture
Cultural identities
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Sociais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Citação: Turriago, Anamaría Vargas. “Bailar es nuestra revolución”: dança e cultura popular em um coletivo de jovens imigrantes em São Paulo. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27819
Data do documento: 8-Ago-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Anamaria Vargas Turriago.pdf2,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.