Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27808
Tipo: | Dissertação |
Título: | O papel do mediador nas tertúlias literárias: uma experiência de encantamento e transformação do leitor |
Autor(es): | Elias, Cristiane Casquet de Souza |
Primeiro Orientador: | Bastazin, Vera Lúcia |
Resumo: | A presente pesquisa aborda a palavra literária como motivadora para a construção de diálogos e interações pessoais. O estudo é feito a partir dos encontros promovidos pelas Tertúlias Literárias com a presença de um mediador, cujo conhecimento literário e suas intervenções no processo de leitura favorecem a discussão, a interpretação e a atribuição de sentido ao texto. A hipótese dessa pesquisa é que a metodologia proposta pelas Tertúlias Literárias associada à presença de um mediador com a função de acolher e articular a fala dos participantes, despertaria mais especificamente o olhar literário, ampliando as possibilidades de entendimento e significação das obras apreciadas. O estímulo à reflexão e ao diálogo, assim como o poder de argumentação das ideias e a construção do pensamento crítico, seriam formas de tornar a percepção do sujeito leitor uma experiência de leitura transformadora seja em relação a si mesmo, seja aos seus interlocutores, ou ainda em relação a sua maneira de se colocar no mundo. Para embasar esse estudo, serão abordados os pressupostos teóricos de Mikhail Bakhtin e sua concepção de linguagem, bem como alguns de seus conceitos fundamentais para a teoria literária, como polifonia, dialogismo e alteridade; além dos estudos de Paulo Freire sobre a importância do ato de ler e o papel do sujeito leitor. Ramón Flecha e suas investigações científicas baseadas em teorias e práticas superadoras de desigualdade será nosso suporte teórico para o estudo das Tertúlias Dialógicas Literárias e para a concepção de Aprendizagem Dialógica. Por fim, Antonio Candido e sua defesa pelo direito à literatura, como uma necessidade básica do ser humano, é a tônica que regerá essa pesquisa |
Abstract: | The present research approaches the literary word as a motivator for the construction of dialogues and personal interactions. The study is based on gatherings promoted by the Tertúlias Literárias, with the presence of a mediator, whose literary knowledge and his interventions in the reading process favor discussion, interpretation and attribution of meaning to the text. The hypothesis of this research is that the methodology proposed by the Tertúlias Literárias associated with the presence of a mediator, whose function is to welcome and articulate the participants’ speech, would awaken more specifically the literary view, expanding the possibilities of understanding and meaning of the assessed works. Encouraging reflection and dialogue, as well as the power of argumentation of ideas and the construction of critical thinking, would be ways to make the reader's perception a transforming reading experience, whether in relation to themselves or to their interlocutors, or still in relation to their way of placing themselves in the world. To support this study, Mikhail Bakhtin's theoretical assumptions and his conception of language will be addressed, as well as some of his fundamental concepts for literary theory, such as polyphony, dialogism and alterity; in addition to Paulo Freire's studies on the importance of the act of reading and the role of the reader. Ramón Flecha and his scientific investigations based on theories and practices that overcome inequality will be our theoretical support for the study of Tertúlias Dialógicas Literárias and for the conception of Dialogical Learning. Finally, Antonio Candido and his defense of the right to literature, as a basic human need, is the tone that will conduct this research |
Palavras-chave: | Mediador de leitura Leitor literário Diálogos na literatura Tertúlias literárias Palavra literária Reading mediator Literary reader Dialogues in literature Tertúlias literárias Literary word |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária |
Citação: | Elias, Cristiane Casquet de Souza. O papel do mediador nas tertúlias literárias: uma experiência de encantamento e transformação do leitor. 2022. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27808 |
Data do documento: | 28-Jul-2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cristiane Casquet de Souza Elias.pdf | 645,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.