REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27307
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBispo, Jucimeire de Souza
dc.contributor.advisor1Silva, Maria Aparecida Caltabiano Magalhães Borges da
dc.date.accessioned2022-08-24T21:21:22Z-
dc.date.available2022-08-24T21:21:22Z-
dc.date.issued2017-02-11
dc.identifier.citationBispo, Jucimeire de Souza. Reflexão sobre a prática: o uso de recursos tecnológicos no ensino da língua inglesa para alunos do ciclo interdisciplinar e autoral. 2017. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27307-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo refletir sobre ações docentes que colaborem para o desenvolvimento da proficiência dos alunos em língua inglesa a partir dos anos iniciais do ensino fundamental. A fundamentação teórica que embasa o presente estudo se apoia em estudos sobre reflexão e prática docente, com especial atenção ao ensino de inglês para crianças considerando também as propostas para o ensino da língua no contexto público brasileiro. Além de autores que discutem a importância da reflexão docente como Hutchinson e Waters (1987), Freire (1996), Perrenoud, (2002), Liberali (2008), Wiggins & McTighe (2012), este estudo está embasado nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira (Brasil, 1998), Currículo Integrador da Infância Paulistana (São Paulo, SME 2015), Direitos de Aprendizagem no Ciclo Interdisciplinar e Autoral (São Paulo, SME/COPED, 2016). Para contribuir com a reflexão sobre o ensino para crianças o estudo está apoiado em Brown (2007), Rocha, Tonelli e Silva (2010), Rocha (2010), Shin (2014) entre outros. Os resultados revelam que a atividade diagnóstica, as necessidades de aprendizagem dos alunos e os recursos que facilitam a aprendizagem, podem contribuir para a prática docente e o contínuo progresso dos discentes em língua inglesa no percurso de sua escolaridade.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to reflect upon teacher’s actions that will help develop kids’ English proficiency since their primary school years. The theoretical reference that supports the present study is based on studies about reflection upon teacher´s action, with special attention to teaching kids English, also considering the Brazilian public context. Besides the authors that discusses the importance of teacher´s reflection such as Hutchinson and Waters (1987), Freire (1996), Perrenoud, (2002), Liberali (2008), Wiggins & McTighe (2012), this study also considers the Brazilian National Parameters for Language Teaching (Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira - Brasil, 1998), Integrated Primary Municipal Curriculum (São Paulo, SME 2015) and Learning rights (Direitos de Aprendizagem no Ciclo Interdisciplinar e Autoral - São Paulo, SME/COPED, 2016). To contribute to the reflection of teaching kids English this study is based on Brown (2007), Rocha, Tonelli and Silva (2010), Rocha (2010), Shin (2014) among others. The results have shown that needs analysis and teaching resources can contribute and facilitate teacher´s practice that will enhance student´s English performance during their school life.en_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escolapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de inglês para criançaspt_BR
dc.subjectReflexão docentept_BR
dc.subjectPráticapt_BR
dc.subjectRecursospt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectTeaching kids’ englishen_US
dc.subjectTeflection upon actionen_US
dc.subjectTeacher´s practiceen_US
dc.subjectResourcesen_US
dc.subjectTechnologyen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
dc.titleReflexão sobre a prática: o uso de recursos tecnológicos no ensino da língua inglesa para alunos do ciclo interdisciplinar e autoralpt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JUCIMEIRE DE SOUZA BISPO.pdf1,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.