Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27249
Tipo: | Tese |
Título: | Animação 3D nas extremidades: realismo tensionado - história, teoria e crítica da animação de síntese no século XXI |
Título(s) alternativo(s): | 3D animation in the extremities: tensioned realism - history, theory and critique of Synthesis Animation in the 21st Century |
Autor(es): | Nogueira, Carlos Eduardo da Silva |
Primeiro Orientador: | Mello, Christine Pires Nelson de |
Resumo: | A pesquisa tem como objetivo desenvolver o conceito de Realismo Tensionado, conjunto de procedimentos artísticos experimentais que se encontram à margem do fluxo produtivo principal da animação 3D. Trata-se de um trabalho multidisciplinar entre os campos da comunicação, da arte e do cinema. O corpus desta pesquisa tem caráter exemplificador dos conceitos desenvolvidos e é formado por diversos filmes de animação 3D selecionados a partir de festivais de cinema, da internet e da televisão. Essa necessidade é justificada pelo fato de a imagem da animação 3D ser herdeira de procedimentos centenários que visam dar objetividade à imagem, deslocando a posição do artista no processo produtivo, que muitas vezes se encontra à mercê de determinismos presentes no aparato, atuando em favor de um tipo de imagem que está de acordo com um destino maquínico pré-determinado, representado pela imagem mercadológica hegemônica. O intuito é que seja possível enxergar maneiras de desvincular a produção de animação 3D desse destino predeterminado, desafiando subjetividades, ampliando imaginários e adentrando o espaço da arte. A hipótese é que esse processo envolve o entendimento da ideologia presente no aparato e o desafio de seus modos de subjetivação. Assim, o realismo presente nessas imagens é entendido como destino último da objetividade historicamente promovida pelas imagens técnicas e, portanto, seu tensionamento tomado como linha de escape dos determinismos do aparato. As perguntas que norteiam este trabalho são: 1) Qual o espaço de singularidade em um sistema cada vez mais automatizado e desenvolvido para a produção de uma imagem de aderência mercadológica? 2) Como é possível deslocar o sujeito em sua relação com a máquina a fim de tornar visíveis imagens que fogem à determinação maquínica? 3) De que maneira novos imaginários podem romper com o ambiente geral de consumo e produção da animação 3D? Para responder tais questões, buscou-se, inicialmente, construir um entendimento geral da animação 3D em termos de seus estatutos históricos e teóricos e de seu ambiente geral de circulação e consumo, por meio de autores como Arlindo Machado, Lev Manovich, Edmond Couchot e Phillipe Dubois. Para o desenvolvimento dos conceitos críticos da animação 3D contemporânea, houve aproximação com autores como Vilém Flusser, Félix Guattari, Jacques Rancière, Cesar Baio e Suely Rolnik. A metodologia de análise do corpus e a conceituação geral dos procedimentos artísticos foram realizadas a partir da abordagem das extremidades, de Christine Mello, na qual são articulados vetores de leitura que permitem a apreciação das obras a partir de suas qualidades de desconstrução, contaminação e compartilhamento. O resultado obtido na presente investigação é a conceituação de um conjunto de procedimentos artísticos que situam a emergência de estéticas particulares que desconstroem o ilusionismo das imagens técnicas, dão materialidade visual aos processos computacionais subjacentes, valoram o erro e as zonas operacionais limites dos contratos comunicacionais da animação 3D, assim como permitem contaminações de outras linguagens e mídias. Finalmente, buscam dar a ver outros modos pelos quais a animação 3D tem lugar na contemporaneidade, promovendo a ampliação do que pode ser entendido como animação 3D no século XXI |
Abstract: | This research aims to develop the concept of Tensioned Realism, a group of experimental artistic procedures that are on the fringes of the main production flow of 3D animation. It presents a multidisciplinary work between the fields of communication, art and cinema. The corpus of this research intends to exemplify the concepts formulated and comprises several 3D animation films selected from cinema festivals, internet and television. This demand is justified by the fact that the 3D animation image inherits centuries-old procedures that aim to provide objectivity to the image, shifting the artist's position in the production process, which is often at the mercy of determinisms present in the device, on behalf of a type of image that is in accordance with a predetermined machinic fate, represented by the hegemonic market image. Our intention is to make it possible to see ways to detach the production of 3D animation from this predetermined fate, challenging subjectivities, expanding imaginaries and entering the space of art. The hypothesis is that this process involves the understanding of the ideology present in the device and the challenge of its modes of subjectivation. Thus, the realism present in these images is understood as the ultimate fate of the objectivity historically promoted by technical images and, therefore, its tensioning taken as a line of escape from the device’s determinisms. This work is informed by such questions as: 1) What is the singularity space in an increasingly automated system aimed to produce marketable images? 2) How is it possible to displace the subject in his relationship with the machine in order to make visible images that escape the machinic determination? 3) How can new imaginaries break with the general environment of 3D animation consumption and production? To answer these questions, we initially sought to achieve a general understanding of 3D animation in terms of its historical and theoretical status and its general environment of circulation and consumption, by examining such authors as Arlindo Machado, Lev Manovich, Edmond Couchot and Phillipe Dubois. To develop the critical concepts of contemporary 3D animation, the research was conducted with such authors as Vilém Flusser, Félix Guattari, Jacques Rancière, Cesar Baio and Suely Rolnik. The methodology for the analysis of the corpus and the general conceptualization of the artistic procedures were based on Christine Mello’s extremities approach, in which vectors of interpretation are articulated in order to allow the works to be examined based on their qualities of deconstruction, contamination and sharing. The result achieved in this investigation is the conceptualization of a set of artistic procedures that address the emergence of particular aesthetics that deconstruct the illusionism of technical images, provide visual materiality to the underlying computational processes, value the error and the operational limits of communicational contracts of 3D animation, as well as allow contamination from other languages and media. Finally, they seek to reveal other ways through which 3D animation occupy a place in contemporaneity, expanding what can be understood as 3D animation in the 21st centuryT |
Palavras-chave: | Animação 3D Cinema Artes Extremidades Realismo 3D animation Cinema Arts Extremities Realism |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica |
Citação: | Nogueira, Carlos Eduardo da Silva. Animação 3D nas extremidades: realismo tensionado - história, teoria e crítica da animação de síntese no século XXI. 2022. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27249 |
Data do documento: | 6-Jul-2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Carlos Eduardo da Silva Nogueira.pdf | 4,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.