Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27229
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Cabral Filho, Paulo Tinoco | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9194748688333928 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pinheiro, Amálio | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2538254772905885 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-24T15:57:14Z | - |
dc.date.available | 2022-08-24T15:57:14Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-28 | - |
dc.identifier.citation | Cabral Filho, Paulo Tinoco. Cultura como política de estado no Brasil: a iniciativa oficial e sua busca pela consolidação da identidade nacional. 2022. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27229 | - |
dc.description.resumo | A pesquisa busca elucidar como a partir do momento em que o estado brasileiro elege para si a responsabilidade de ser criador e promotor de cultura acaba criando uma visão artificial e superficial da cultura do país, em que as mais diversas manifestações devem, de certa forma, cumprir uma série de exigências para serem consideradas genuínas, em um processo de elitização, que acaba por alienar àqueles com quem tais manifestações deveriam fazer sentido. Além do processo histórico já descrito por diversos autores, busca-se analisar sob a lente das teorias da comunicação e da semiótica através do trabalho de estudiosos como Edgard Morin, Amálio Pinheiro, Serge Gruzinski, entre outros, o processo de criação, revisão e promoção de diversas manifestações culturais pelo estado e como foram recebidas e assimiladas por uma população com a qual, por vezes, não havia identificação. Procurando recorte mais preciso das origens dessas práticas e de que maneira foram traduzidas por diversas áreas da comunicação, traça-se um paralelo entre as estratégias utilizadas no processo de consolidação da República brasileira pós-Império e o mutíssimo bem sucedido esforço de legitimação do Estado Novo Varguista liderado pelo Ministério de Educação e Saúde e o Departamento de Imprensa e Propaganda. Para tanto, e tentando materializar de maneira mais contundente o problema investigado, faz-se um paralelo entre dois personagens fictícios e midiáticos icônicos de cada período: a caricatura folhetinesca de Juó Bananére, na República Velha, personagem anti-establishment, cuja principal temática é justamente a ridicularização e a paródia da elite intelectual e política, e o hiper glamorizado Zé Carioca, no Estado Novo. Figura quase diametralmente oposta a de Bananére, o papagaio é quase um porta voz do governo no Brasil e no mundo, vendendo uma imagem romantizada do país que vivia sob um regime ditatorial e em que, graças a censura, figuras nos moldes de Bananére não seriam permitidas. A tese central foca-se na análise de como, por vezes, muitas dessas iniciativas ao mostrarem-se bem sucedidas no processo de “imposição” de uma cultura brasileira de cima pra baixo, ao mesmo tempo excluem e marginalizam outras manifestações tão legítimas quanto as eleitas, e como tal exclusão acaba por abrir um abismo de representatividade e legitimidade entre as classes dirigentes e seus governados. Nota-se, da mesma forma, como tal abismo se manifesta de maneiras diferentes em um cenário de liberdade de imprensa e em outro de censura | pt_BR |
dc.description.abstract | The present study searches to elucidate how from the moment the Brazilian state pulls to itself the responsibility of being both a cultural creator and promoter, it ends up creating an artificial and superficial version of the country’s culture, in which all sorts of different manifestations should, in a way, fit the criteria to be recognized as genuine, in a process that makes it elitist and alienates all those for whom these cultural texts should make sense. Beyond the historical process already described by multiple authors, the study searches to analyze these movements of creation, revision and promotion by the state of all these different cultural manifestations and how they were received and assimilated by a population with whom they had no direct identification, under communication and semiotics lenses with the help of the works of Edgard Morin, Amálio Pinheiro, Serge Gruzinski, among others. Pursuing a more precise portrait of the origins of theses practices and how they were translated by various areas of communication, a parallel is traced between the strategies utilized in the Brazilian Republic consolidation post-Imperial era and the very successful legitimation effort of Getúlio Vargas’ Estado Novo leaded by the Health and Education Ministry and the Advertisement and Press Department. To achieve that, and trying to materialize the problem even more, another parallel is traced between two fictitious and media characters from each period: the newspaper caricature of Juó Bananére, from the First Republic period, an anti-establishment character, whose main theme was precisely the parody and ridicule of the intellectual and political elites; and the hiper glamorized Joe Carioca, in the Estado Novo period, an almost precise opposite to Bananére, the parrot was a makeshift spokesperson to the government both in Brazil and throughout the world, selling a romanticized version of a country that lived under a dictatorship in which, thanks to censorship, characters like Bananére were no longer permitted to exist. The main point is the analysis of how, sometimes, a lot of these initiatives become successful by imposing a version of the Brazilian culture top to bottom while excluding and marginalizing other cultural manifestation as legitimate as the chosen ones, and how, sometimes, such exclusion ends up opening up a representation and legitimation abyss between the governing classes and the general population. It’s clear, in the same way, how such abyss manifests itself differently in a free-speech and free-press society than it does in a censored one | en_US |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cultura brasileira | pt_BR |
dc.subject | História do Brasil | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Política | pt_BR |
dc.subject | Estado | pt_BR |
dc.subject | Brazilian culture | en_US |
dc.subject | Brazilian history | en_US |
dc.subject | Communications | en_US |
dc.subject | Politics | en_US |
dc.subject | State | en_US |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | pt_BR |
dc.title | Cultura como política de estado no Brasil: a iniciativa oficial e sua busca pela consolidação da identidade nacional | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Paulo Tinoco Cabral Filho.pdf | 16,56 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.