REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27171
Tipo: Monografia de Especialização
Título: A importância do espaço físico no processo de ensino e aprendizagem no ensino superior: uma discussão a partir do pensamento de Michel Foucault e Paulo Freire
Autor(es): Branda Junior, Newton de Andrade
Primeiro Orientador: Silva, Sonia Aparecida Ignacio
Resumo: O objetivo dessa pesquisa é discutir a importância do espaço físico no processo de ensino e aprendizagem no ensino superior a partir dos pensamentos de Michel Foucault e de Paulo Freire. Para tanto, foi realizado o levantamento de um breve histórico sobre quais eram os posicionamentos anteriores de filósofos, professores, educadores e outros pensadores desde a antiguidade grega até os tempos contemporâneos no ocidente sobre o tema. Em seguida, são apresentados os principais pontos levantados pelo filósofo francês Michel Foucault sobre o assunto no capítulo Corpos Dóceis da terceira parte do seu livro Vigiar e Punir, de 1975, destacando os conceitos de quadriculamento, adestramento, disciplina e docilidade dos corpos, entre outros. Na sequência, é relatado o ponto de vista do educador brasileiro Paulo Freire sobre a relevância de um ambiente adequado para o melhor aproveitamento dos processos de ensino e aprendizagem discutido, entre outros assuntos, em seu livro Pedagogia do Oprimido, de 1974, com ênfase nos conceitos de círculo de cultura, forma dissertativa de ensinar, educação “bancária”, formação- deformação e ser mais, entre outros. Para tanto, utilizou-se metodologia de pesquisa qualitativa bibliográfica e de cunho exploratório. A relevância do estudo está em seu potencial de aprimorar a forma como as salas de aula são vistas e organizadas dentro das universidades. As conclusões trazem uma síntese crítica de como os dois pensamentos podem ser complementares e auxiliares no entendimento da lógica de configuração dos espaços físicos nas instituições de ensino e, consequentemente, na oportunidade de torná-los mais adequados a um processo de ensino e aprendizagem conscientizador
Abstract: The objective of this research is to discuss the importance of physical space in the teaching and learning process in higher education based on the thoughts of Michel Foucault and Paulo Freire. In order to do so, a brief history of the previous positions of philosophers, teachers, educators and other thinkers from Greek antiquity to contemporary times in the West on the subject was carried out. Following are the main points raised by the French philosopher Michel Foucault on the subject in the Corpos Dóceis chapter of the third part of his book Vigiar e Punir, 1975, highlighting the concepts of raster, dressage, discipline and docility of bodies, among others. In the sequence, it is reported the point of view of the Brazilian educator Paulo Freire on the relevance of an adequate environment for the best use of the teaching and learning processes discussed, among other subjects, in his book Pedagogia do Oprimido, 1974, with emphasis on concepts of circle of culture, dissertative form of teaching, "banking" education, formation-deformation and to be more, among others. For that, a qualitative bibliographical and exploratory research methodology was used. The relevance of the study lies in its potential to enhance the way classrooms are viewed and organized within universities. The conclusions provide a critical synthesis of how the two thoughts can be complementary and auxiliary in the understanding of the configuration logic of physical spaces in educational institutions and, consequently, in the opportunity to make them more suitable to a process of teaching and learning with more consciousness
Palavras-chave: Educação
Sala de aula
Espaços físicos
Ensino superior
Michel Foucault
Paulo Freire
Education
Classroom
Physical spaces
Higher education
Michel Foucault
Paulo Freire
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Formação Docente: Ensino Superior
Citação: Branda Junior, Newton de Andrade. A importância do espaço físico no processo de ensino e aprendizagem no ensino superior: uma discussão a partir do pensamento de Michel Foucault e Paulo Freire. 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Formação Docente: Ensino Superior) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27171
Data do documento: 17-Set-2018
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NEWTON DE ANDRADE BRANDA JUNIOR.pdf3,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.