REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27149
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGonçalves Neto, João
dc.contributor.advisor1Hisgail, Fani
dc.date.accessioned2022-08-23T23:43:47Z-
dc.date.available2022-08-23T23:43:47Z-
dc.date.issued2018-07-30
dc.identifier.citationGonçalves Neto, João. A arte drag como forma de sublimação análise semiótica psicanalítica das personagens de Rupaul's Drag Race. 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Semiótica Psicanalítica - Clínica da Cultura) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27149-
dc.description.resumoPara aqueles que já assistiram pelo menos uma vez ao programa RuPaul's Drag Race, nota-se de imediato que todos os participantes do reality show são homosexuais. O que não é possível imediatamente compreender é o que muitos dos participantes da corrida para se tornar a próxima drag queen superstar enfrentaram na sua vida para chegar até ali. Os homossexuais, em seu processo de aceitação da sexualidade, assim como a construção de sua personalidade, sofrem muita repressão da sociedade, seja pela escola, pela família, no trabalho, etc. Os gays afeminados sofrem ainda mais formas de discriminação, uma vez que as normas de gênero praticamente inferiorizam o homem que apresentar trejeitos e modos de se expressar femininos. Durante as treze temporadas de RuPaul's Drag Race, o espectador acompanha as histórias de todas as drag queens participantes e é nítido como o sofrimento e as pulsões indesejadas possuem um papel protagonista no passado da grande maioria. Com tanta discriminação e repreensão, os mecanismos de defesa ocupam um lugar predominante na descoberta da personalidade no percurso de suas vidas. É durante esse caminho que a auto sabotagem parece ser a única forma de continuar, uma vez que a sociedade e, principalmente, a família, tende a humilhar o que, para o homossexual, é nada mais do que a aceitação do que é seu por direito: sua própria sexualidade. É por este prisma que este projeto defende que através da sublimação, é possível que aquele que cria uma personagem drag queen se torne capaz de elaborar os próprios sentimentos e simbolizá-los, em forma de uma personagem com características próprias, narcísicas mas, principalmente, artísticas. Essas personagens, cada vez mais socialmente aceitas, trazem de volta, em forma de arte, todo o orgulho e satisfação que foram retirados daquele sujeito, considerando assim, o alívio da pulsão inicial.pt_BR
dc.description.abstractFor those who have watched RuPaul's Drag Race at least once, it is immediately apparent that all participants in the reality show are homosexuals. What you can not immediately understand is what many of the participants on the race to become the next drag queen superstar have faced in their life to get where they arrived. Homosexuals, in their process of acceptance of sexuality, as well as the construction of their personality, suffer much repression of the society, by the school, by the family, at work, etc. The effeminate gays suffer even more forms of discrimination, since the norms of gender practically inferiorize the man who exhibits feminine expressions and ways of expressing themselves. During the thirteen seasons of RuPaul's Drag Race, the viewer follows the stories of all the drag participants and it is clear how the suffering and the unwanted drives have played a leading role in the past of the great majority. With so much discrimination and suppression, the defense mechanisms occupy a prominent place in the discovery of personality in the course of their lives. It is during this journey that self-sabotage seems to be the only way to continue, since society, and especially the family, tends to humiliate what, for the homosexual, is nothing more than the acceptance of what is his by right: their own sexuality. It is from this perspective that this project argues that through the sublimation, it is possible that the one who creates a drag character becomes able to elaborate the own feelings and to symbolize them, in the form of a personage with own characteristics, narcissistic but, mainly, artistic. These characters, more and more socially accepted, bring back, in art form, all the pride and satisfaction that were taken from that subject, thus considering the relief of the initial drive.en_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Semiótica Psicanalítica - Clínica da Culturapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDrag queenpt_BR
dc.subjectSublimaçãopt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectNarcisismopt_BR
dc.subjectRuPaul's drag Racept_BR
dc.subjectDrag queenen_US
dc.subjectSexualityen_US
dc.subjectSublimationen_US
dc.subjectNarcissismen_US
dc.subjectRuPaul's drag raceen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleA arte drag como forma de sublimação análise semiótica psicanalítica das personagens de Rupaul's Drag Racept_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOÃO GONÇALVES NETO.pdf1,65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.