REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27106
Tipo: Monografia de Especialização
Título: Aborto no século XX e as possíveis mudanças de subjetividades na cidade de São Paulo
Autor(es): Abbas, Sabrina
Primeiro Orientador: Matos, Maria Izilda Santos de
Resumo: Tendo em vista que o discurso médico fortemente presente no início do século XX na cidade de São Paulo considerava que as mulheres deveriam ser protegidas dos perigos públicos, confinadas no espaço privado em função da predestinação biológica da maternidade, a pesquisa se propõe a estudar o aborto, isto é, uma prática costumeira e conhecida por diferentes povos, desde a antiguidade, a fim de reconstruir a História das Mulheres e suas relações com o próprio corpo, que perpassam pela culpabilização do aborto. Busca-se realizar então uma pesquisa qualitativa e quantitativa, recuperando a visão expressa em 30 exemplares da revista Capricho, publicados entre 1988 a 2010, analisando de forma crítica a memória instituída pelos periódicos femininos, fazendo emergir outras experiências, vozes e interpretações que deem visibilidade a outras histórias e memórias; entrevistar cinco jovens da geração nascida entre os anos de 1980 e 1985 e outras cinco jovens da geração nascida entre 1990 e 1995, para se perceber permanências e mudanças de subjetividades e valores de origem moral e ética no que diz respeito ao aborto; analisar as duas Pesquisas Nacionais de Aborto (PNA 2010 e 2016), os discursos jurídicos que criminalizavam as práticas costumeiras de mulheres para eliminação dos frutos de uma gravidez indesejada e os debates parlamentares que circulavam e circulam na mídia sobre o tema aborto. O referencial teórico inclui autores como: Michelle Perrot (1998, 2001 e 2007), Simone de Beauvoir (2009), Maria Izilda Santos de Matos (1998, 2001, 2003), Joana Maria Pedro (2003, 2012), Carla Bassanezi Pinsky (2012), Tania Regina de Luca (2012), Angus McLaren (1993), Heloisa de Faria Cruz e Maria do Rosário da Cunha Peixoto (2007), Verena Alberti (2004), Alessandro Portelli (1997), Sandra Lúcia Lopes Lima (2007), Isabel Cristina Hentz (2013), Debora Diniz, Marcelo Medeiros e Alberto Madeiro (2010 e 2017) e Ana Claudia Gruszynski (2006). Verifica-se ainda a necessidade de o Estado garantir o acesso à informação, à contracepção e ao planejamento familiar, já que não se trata de uma estratégia genocida de eliminar os produtos de uma gravidez, e sim uma decisão da mulher perante as consequências de uma gravidez indesejada em sua vida
Palavras-chave: Aborto
Mulher
Feminismo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Sociais
metadata.dc.publisher.program: Especialização em História, Sociedade e Cultura
Citação: Abbas, Sabrina. Aborto no século XX e as possíveis mudanças de subjetividades na cidade de São Paulo. 2019. Monografia de Especialização (Especialização em História, Sociedade e Cultura) - Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27106
Data do documento: 30-Ago-2019
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SABRINA ABBAS.pdf290,77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.