REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Social
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Tipo: Tese
Título: Salve suas forças: a dialética-crioula e a análise do tempo aberto da colonialidade, uma aposta na potência da vida
Autor(es): Veloso, Aline Matheus
Primeiro Orientador: Sawaia, Bader Burihan
Resumo: Este trabalho se propõe a trazer contribuições às diversas análises acerca da colonialidade, sob a perspectiva de encontrar modos concretos de transformação desta realidade. Assumindo, principalmente, o conceito de tempo dos povos africanos – alicerçado nas discussões sobre tempo espiralar de Leda Maria Martins –, bem como uma concepção outra de corpo, defendese que a colonialidade constitui-se como um tempo aberto pela colonização que ainda não foi selado, responsável pelo sequestro da possibilidade humana de pensar a si e ao mundo de forma complexa. As investigações ao longo da pesquisa revelam que, pelo conjunto epistemológico e civilizatório do continente africano, não pode a África ocupar o lugar de anti-tese nas análises dialéticas da realidade. Esta compreensão permitiu o nascimento do que denomino nesta tese como dialética-crioula, marcada pela relação entre teses e suas sínteses imprevisíveis, sob a qual as contradições não necessariamente se negam, mas afirmam a pluralidade da existência da vida. Longe de negar as dominações e genocídios operados neste tempo histórico, a dialética-crioula, compreende que as negações entre as contradições dependem, decididamente, dos modos de composições das teses em relação, instituindo os modos de vínculo, como grande terreno de compreensão da realidade. A partir de alguns pressupostos epistemológicos africanos que fundamentam a dialética-crioula, este trabalho discute os modos de internalização deste tempo histórico, bem como suas dinâmicas e expressões, em um vínculo entre mente e corpo, também compreendias como teses em relação, orientado pela relação senhor escravo. Neste sentido, a tese desenvolve-se tendo como fonte de informação principal a narrativa de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, mas também inclui experiências no contexto clínico de atuação profissional. A partir dessas fontes, analisa-se as consequências deste tempo histórico na sustentação da vida individual e coletiva, bem como traça caminhos a fim de orientar uma práxis que, pela recomposição do gesto anterior ao cativeiro, contribua para selar o tempo colonial, abrindo um novo sol a nos orientar
Abstract: This work proposes to bring contributions to the various analyzes about coloniality, from the perspective of finding concrete ways of transforming this reality. Assuming, mainly, the concept of time of African peoples - based on Leda Maria Martins’ discussions about spiral time -, as well as a different conception of the body, it is argued that coloniality is constituted as a opened time by colonization that has not yet sealed, responsible for the hijacking of the human possibility of thinking about themselves and the world in a complex way. The investigations throughout the research reveals that, due to the epistemological and civilizing set of the African continent, Africa cannot occupy the place of anti-thesis in dialectical analyzes of reality. This understanding allowed the birth of what I call in this thesis as Creoledialectic, marked by the relationship between theses and their unpredictable syntheses, under which contradictions are not necessarily denied, but affirm the plurality of life's existence. Far from denying the dominations and genocides operated in this historical time, the Creoledialectic understands that the negation between the contradictions beings depend, decisively, on the modes of composition of the theses in relation, instituting the modes of bond, as a great terrain of understanding reality. From some African epistemological assumptions that underlie the Creole-dialectic, this work discusses the ways of internalizing this historical time, as well as its dynamics and expressions, in a link between mind and body, also understood as theses in relation, guided by the relationship slave-master. In this sense, the thesis is developed as having as its main source of information the narrative of adolescents in socioeducational measures, but also includes experiences in the clinical context of professional practice. From these sources, the consequences of this historical time in the support of individual and collective life are analyzed, as well as traces paths in order to guide a praxis that, through the recomposition of the gesture prior to captivity, contributes to sealing the colonial time, opening a new sun to guide us
Palavras-chave: Dialética-crioula
Colonialidade
Corpo
Psicologia Social
Genocídio
Creole-dialectics
Coloniality
Body
Social Psychology
Genocid
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Social
Citação: Veloso, Aline Matheus. Salve suas forças: a dialética-crioula e a análise do tempo aberto da colonialidade, uma aposta na potência da vida. 2022. Tese (Doutorado em Psicologia: Psicologia Social) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26550
Data do documento: 2-Jun-2022
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