REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26517
Tipo: Dissertação
Título: Imigração e refúgio: as ações culturais desenvolvidas nas unidades do SESC São Paulo e sua contribuição para a construção de um currículo intercultural
Autor(es): Centofante, Sara Regina
Primeiro Orientador: Casali, Alípio Márcio Dias
Resumo: Esta pesquisa tem como foco as ações culturais do Trabalho Sociocultural com Refugiados, desenvolvido no Serviço Social do Comércio de São Paulo (Sesc SP), buscando analisar e compreender a proposta curricular das ações culturais do Sesc SP na temática imigração e refúgio. Para além disso, tem a intenção de identificar como a atuação desta instituição cultural está fundamentada na concepção de educação não formal. Trata também de investigar como o conceito de acolhimento e protagonismo é desenvolvido nessas ações. Para tal, sua base se dá na compreensão da identidade, da diversidade cultural e dos direitos humanos, e sua contribuição para a construção de um currículo dialógico, democrático e intercultural. Como referencial teórico, destacam-se: Maria da Glória Gohn, Paulo Freire, Michael Apple, Vera Maria Candau e Antônio Flávio Moreira. A metodologia está pautada na análise de conteúdo de Laurence Bardin. A expectativa de resultados do estudo é contribuir para projetos de acolhimento e protagonismo adequados a imigrantes e refugiados em instituições similares ao Sesc SP e em escolas, especialmente da rede pública
Abstract: This research focuses on the cultural actions of the Sociocultural Work with Refugees, developed in Sesc SP. It seeks to analyze and understand the curricular proposal of the cultural actions on the theme immigration and refuge which are taken place in the institution. Furthermore, it intends to identify how Sesc SP base its actions on the concept of non-formal education. It also investigates how the concept of reception and protagonism is developed in these actions. To this end, it is based on the comprehension of identity, cultural diversity and human rights and its contribution to the construction of a dialogical, democratic and intercultural curriculum. The theoretical framework has as main references the following authors: Maria da Glória Gohn, Paulo Freire, Michael Apple, Vera Maria Candau and Antônio Flávio Moreira. The methodology is based on Laurence Bardin’s content analysis. This study expects to present results which can contribute to welcoming and protagonism projects which are suitable for immigrants and refugees in institutions similar to Sesc SP and in schools, especially in public education
Palavras-chave: Currículo
Educação não formal
Interculturalidade
Refugiados
Imigrantes
Curriculum
Non-formal education
Interculturality
Refugees
Immigrants
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Centofante, Sara Regina. Imigração e refúgio: as ações culturais desenvolvidas nas unidades do SESC São Paulo e sua contribuição para a construção de um currículo intercultural. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26517
Data do documento: 16-Mai-2022
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