REPOSITORIO PUCSP Trabalho de Conclusão de Curso - TCC Graduação em Design
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Folclore em um jogo híbrido para crianças
Autor(es): Tanaka, Emily Mayumi
Morikawa, Natália Yukari
Callix, Pedro Teixeira
Primeiro Orientador: Silva, Diogo Cortiz da
Resumo: O folclore brasileiro é muito vasto, diverso e pouco conhecido, visto que dentro de tantos, somente alguns contos tornaram-se populares. O projeto em questão foi desenvolvido com o propósito de trazer mais destaque a algumas dessas tantas histórias que fazem parte da cultura do país, aproveitando tecnologias atuais, e misturando a essência da atividade lúdica com o aprendizado. A partir disso, foram pesquisados artigos, teses e dissertações acerca dos temas: o folclore na educação da criança, a importância dos jogos na sala de aula e o funcionamento de jogos híbridos. Posteriormente, deu-se início às etapas de desenvolvimento de Daquitá, um jogo híbrido sobre folclore. Durante sua produção, foram desenvolvidas uma identidade visual, regras e seus componentes, tanto físicos quanto digitais. Para a aperfeiçoamento de cada um desses elementos, foram realizados testes de usabilidade, comprovando a eficiência da jogabilidade, sem dispensar a diversão
Abstract: Brazilian folklore is very vast, diverse and little known, since among so many, only a few tales have become popular. The project was developed with the purpose of bringing emphasis to some of these many stories that are part of the country's culture, taking advantage of current technologies, and mixing playful activities with learning. With that in mind, we researched on articles, theses and dissertations about the topics: folklore in the child’s education, the importance of games in the classroom and the functioning of hybrid games. Subsequently, the development stages of Daquitá, a hybrid game about folklore, began. During its production, the group developed a visual identity, rules and their components, both physical and digital. In order to improve each of these elements, usability tests were carried out, then proving the efficiency of the gameplay and keeping the entertainment engaged
Palavras-chave: Jogo
Folclore brasileiro
Jogo híbrido
Crianças
Cultura
Game
Brasilian folklore
Hybrid game
Children
Culture
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Graduação em Design
Citação: Tanaka, Emily Mayumi; Morikawa, Natália Yukari; Callix, Pedro Teixeira. Folclore em um jogo híbrido para crianças. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26249
Data do documento: 1-Dez-2020
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