Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26249
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Folclore em um jogo híbrido para crianças |
Autor(es): | Tanaka, Emily Mayumi Morikawa, Natália Yukari Callix, Pedro Teixeira |
Primeiro Orientador: | Silva, Diogo Cortiz da |
Resumo: | O folclore brasileiro é muito vasto, diverso e pouco conhecido, visto que dentro de tantos, somente alguns contos tornaram-se populares. O projeto em questão foi desenvolvido com o propósito de trazer mais destaque a algumas dessas tantas histórias que fazem parte da cultura do país, aproveitando tecnologias atuais, e misturando a essência da atividade lúdica com o aprendizado. A partir disso, foram pesquisados artigos, teses e dissertações acerca dos temas: o folclore na educação da criança, a importância dos jogos na sala de aula e o funcionamento de jogos híbridos. Posteriormente, deu-se início às etapas de desenvolvimento de Daquitá, um jogo híbrido sobre folclore. Durante sua produção, foram desenvolvidas uma identidade visual, regras e seus componentes, tanto físicos quanto digitais. Para a aperfeiçoamento de cada um desses elementos, foram realizados testes de usabilidade, comprovando a eficiência da jogabilidade, sem dispensar a diversão |
Abstract: | Brazilian folklore is very vast, diverse and little known, since among so many, only a few tales have become popular. The project was developed with the purpose of bringing emphasis to some of these many stories that are part of the country's culture, taking advantage of current technologies, and mixing playful activities with learning. With that in mind, we researched on articles, theses and dissertations about the topics: folklore in the child’s education, the importance of games in the classroom and the functioning of hybrid games. Subsequently, the development stages of Daquitá, a hybrid game about folklore, began. During its production, the group developed a visual identity, rules and their components, both physical and digital. In order to improve each of these elements, usability tests were carried out, then proving the efficiency of the gameplay and keeping the entertainment engaged |
Palavras-chave: | Jogo Folclore brasileiro Jogo híbrido Crianças Cultura Game Brasilian folklore Hybrid game Children Culture |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
metadata.dc.publisher.program: | Graduação em Design |
Citação: | Tanaka, Emily Mayumi; Morikawa, Natália Yukari; Callix, Pedro Teixeira. Folclore em um jogo híbrido para crianças. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26249 |
Data do documento: | 1-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | Graduação em Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Emily Mayumi Tanaka.pdf | 3,08 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.