REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26173
Tipo: Tese
Título: Tecnologias na prática docente em um cenário pandêmico: inter-relações professor e alunos
Título(s) alternativo(s): Technologies in teaching practice in a pandemic scenario: teacher and student interrelationshipst
Autor(es): Alves, Vivian Batista
Primeiro Orientador: Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar como as práticas docentes de pós-graduandos stricto sensu em Educação (mestrandos e doutorandos) se apropriaram da cultura digital durante um cenário pandêmico emergencial. A pesquisa teve sua origem na experiência vivida pela pesquisadora durante sua participação na segunda etapa do projeto Laboratório de Pesquisa em Educação Digital (LAPED), cujo objetivo geral é construir uma base de dados entre duas universidades sobre as relações entre tecnologia e Educação. Apesar de os professores e pesquisadores participantes desse projeto precisarem desenvolver práticas na cultura digital e estarem em curso de Mestrado ou Doutorado, com pesquisas na linha de Novas Tecnologias em Educação, muitos apresentavam dificuldades no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), quer no âmbito do projeto LAPED, quer na atuação demandada pelo ambiente acadêmico em aulas, eventos, assessoria de formação e trabalhos acadêmicos individuais ou coletivos. Com o advento da pandemia da COVID-19, em 2020, as dificuldades desses participantes e de muitos mestrandos e doutorandos no uso das TIC intensificaram-se ainda mais: a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou isolamento e distanciamento social, o que implicou que toda a interação com professores, colegas e alunos passasse a ser possível apenas se mediada pelas tecnologias digitais. Para descrever esse contexto de integração de tecnologias às práticas educacionais e formação de professores na fase emergencial, foi realizada uma Revisão de Literatura. Teoricamente, articulam-se neste estudo conceitos oriundos da área da formação de professores, em especial da formação voltada para o uso das TIC na prática pedagógica. Metodologicamente, o trabalho compõe-se como uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa. Como instrumentos de geração de dados, foram aplicados questionários on-line a 20 alunos pós-graduandos (e que são também professores) de quatro instituições, sendo duas públicas, uma comunitária e uma particular, bem como foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores e/ou coordenadores de programas de PósGraduação que acompanharam esses alunos. Como resultados, este trabalho traz contribuições para a formação de professores para o uso das TIC na prática pedagógica no mundo pós-pandemia e para a formação de pesquisadores da área de Educação
Abstract: This research aims to analyze how the teaching practices of stricto sensu graduate students in Education (doctorals and masterings students) have developed the digital culture during the pandemic emergency. The study has originated from the researcher’s experience during her participation in the second stage of the project Research Laboratory in Digital Education (Laboratório de Pesquisa em Educação Digital – LAPED). The primary objective of this project is to build a database between two universities about the relationship between technology and education. Although the professors and researchers participating in this project needed to develop digital culture practices and are Master’s and PhD’s students, who were doing research in the area of New Technologies in Education, many of them had difficulties in using Information and Communication Technologies (ICT), either within the scope of the LAPED project or during their performance in the academic environment (classes, events, training advice, and individual or collective academic work). With the advent of the COVID-19 pandemic in 2020, the difficulties of the participants and doctorals and masterings students in using ICT have intensified: the World Health Organization (WHO) recommended isolation and social distancing, which implied that all interaction with other professors, colleagues, and students became possible only if mediated by digital technology. In order to describe the integration of new technologies within educational practices and professional development for teachers during the emergency phase, a Literature Review was carried out. The theoretical approach of this study consists of concepts from the area of teacher professional development, especially professional development focused on the use of ICT in pedagogical practice. The methodology involves field research based on a qualitative approach. As data generation instruments, online questionnaires were applied to 20 graduate students (who are also teachers) from four different institutions: one community, another one private, and two public institutions. In addition, semi-structured interviews were carried out with professors and/or graduation program’s coordinators who have followed up these students. As a result, this study intends to make contributions to the professional development for teachers regarding the use of ICT in pedagogical practice in a post-pandemic world and for the training of researchers in the field of Education
Palavras-chave: Formação de professores
TIC
Cultura digital
Ensino remoto
Contexto pandêmico
Professional development for teachers
ICT
Digital culture
Remote teaching
Pandemic context
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Alves, Vivian Batista. Tecnologias na prática docente em um cenário pandêmico: inter-relações professor e alunos. 2022. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26173
Data do documento: 19-Abr-2022
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vivian Vaz Batista Alves.pdf2,82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.