REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26020
Tipo: Dissertação
Título: A mediação dos educadores surdos nos museus de São Paulo: para além da tradução de línguas
Título(s) alternativo(s): The mediation of Deaf Educators in São Paulo Museums: beyond language translation
Autor(es): Silva, Lara Gomes
Primeiro Orientador: Noffs, Neide de Aquino
Resumo: Esta dissertação, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, tem como questão norteadora A mediação dos educadores surdos nos museus em São Paulo: para além da tradução de línguas. O museu é o espaço não formal que preserva os acervos sobre a área temática, lugar para refletir e trocar conhecimento entre a obra, o arte-educador e o público. Em São Paulo, poucos educadores surdos trabalham em museus. A pesquisa tem como foco as estratégias selecionadas pelos educadores surdos nas interações entre a obra de arte e o público surdo e ouvinte, para além da tradução, nos museus na cidade de São Paulo (SP). A metodologia qualitativa, é do tipo investigativa, com coleta de dados por meio de pesquisa bibliográfica, documental e entrevista com quatro educadores surdos em quatro instituições culturais diferentes. Este estudo tem como base teórica autores que abordam a visão socioantropológica, delineando características principais da constituição do sujeito Surdo, e profissionalmente com Educadores Surdos ativos na comunidade surda. A base teórica da pesquisa teve como referência autores relacionados com estudos surdos e culturais como: Santana e Noffs (2016), Hall (1997, 2006), Mourão (2011), Karnopp (2008, 2011), Perlin (2015), Strobel (2008), entre outros. Esta pesquisa tem evidenciado a necessidade da presença de um educador surdo como referência, utilizando recursos didáticos que permitam o atendimento e a acessibilidade ao público surdo e ouvinte. A comunidade surda será informada da presença do educador surdo no museu, por meio da divulgação em Libras. Esta pesquisa, permitiu identificar os recursos e estratégias utilizadas no estímulo aos surdos em seu desenvolvimento, tanto do pensamento, quanto na Língua de Sinais na área de cultura e arte
Abstract: This dissertation, developed in the Graduate Program in Education: Curriculum of the Pontifical Catholic University of São Paulo, has as its guiding question "The mediation of deaf educators in museums in São Paulo: beyond the translation of languages". The museum is the non-formal space that preserves the collections on each thematic area, being a place to reflect and exchange knowledge among the artwork, the art educator and the public. In São Paulo, few deaf educators work in museums. The research focuses on the strategies selected by deaf educators in the interactions between the artwork and the deaf and person hearing audience, in addition to translation, in museums in the city of São Paulo (SP). The methodology is qualitative, of the investigative type, collecting data through bibliographical research, documentary and interviews with four deaf educators in four different cultural institutions. The study is theoretically based on authors who approach the socioanthropological view, outlining the main characteristics of the constitution of the Deaf person, and professionally with Deaf Educators active in the deaf community. The theoretical basis of the research had as reference authors related to deaf and cultural studies such as: Santana and Noffs (2016), Hall (1997, 2006), Mourão (2011), Karnopp (2008, 2011), Perlin (2015), Strobel (2008), among others. This research has highlighted the need for the presence of a deaf educator as a reference, using teaching resources that allow attendance and accessibility to the deaf and hearing public. The deaf community will be informed of the presence of the deaf educator at the museum, through publicity in Libras. This research allowed us to identify the resources and strategies used to encourage the deaf in their development, both in terms of thought and sign language in the area of culture and art
Palavras-chave: Museu
Educador surdo referência
Língua Brasileira de Sinais
Comunidade surda
Currículo
Museum
Deaf educator reference
Brazilian sign language
Deaf community
Curriculum
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Silva, Lara Gomes. A mediação dos educadores surdos nos museus de São Paulo: para além da tradução de línguas. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26020
Data do documento: 24-Mar-2022
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lara Gomes Silva.pdf897,53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.