REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
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dc.creatorSilva, Edimicio Flaudisio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2959310917607485pt_BR
dc.contributor.advisor1Saul, Ana Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1924505851256944pt_BR
dc.date.accessioned2022-04-08T20:05:30Z-
dc.date.available2022-04-08T20:05:30Z-
dc.date.issued2022-03-04-
dc.identifier.citationSilva, Edimicio Flaudisio. Gestão democrática na perspectiva de Paulo Freire: narrativas autobiográficas. 2022. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25907-
dc.description.resumoA escola democrática enfrenta, hoje, tempos difíceis. Há pouco espaço para a tomada de decisões sobre a política curricular no âmbito da própria escola e as ações de controle, tais como decisões sobre o conteúdo a ser ensinado, provas externas para os alunos e a obrigatoriedade do uso de materiais escolares, vem ganhando cada vez mais força. Esta tese tem por objetivo desenvolver uma autorreflexão crítica de minha prática como diretor, de modo a identificar possibilidades e limites da gestão democrática em uma escola pública de ensino fundamental em um contexto de ideologia de controle. O referencial teórico apoia-se nas concepções de Paulo Freire (1987, 1996, 2013, 2018) e de autores com ele alinhados: Ana Maria Saul (2012, 2016), Ana Maria Saul e Luís Armando Gandin (2017), Vitor Henrique Paro (1997, 2011, 2015) e Licínio C. Lima (2012, 2013), que tratam a questão da gestão democrática em uma perspectiva crítico-emancipadora. Os procedimentos metodológicos utilizados nessa investigação incluem a autorreflexão de narrativas elaboradas a partir de minha experiência, descritas em cenas emblemáticas que acontecem em momentos importantes da vida da escola: planejamento e desenvolvimento do currículo, formação dos professores, reuniões pedagógicas, reuniões de pais e avaliação dos alunos. A descrição das cenas está apoiada na observação participante de situações vivenciadas na escola e no registro de relatos de experiência das ações do diretorpesquisador, em cada um desses momentos. As narrativas terão, como crivo de análise, uma trama conceitual freireana, na qual se encontram os seguintes conceitos: gestão democrática, participação, diálogo, autonomia e humanização. Nos resultados, foram apresentadas indicações para a construção de uma gestão democrática na escola, em tempos de ideologia de controle, buscando demonstrar os conflitos existentes e as possibilidades de resistênciapt_BR
dc.description.abstractThe democratic school faces difficult times today. There is little room for decision-making about curricular policy within the school itself and control actions, such as decisions about the content to be taught, external tests for students and the mandatory use of school materials, have been gaining more strength. This thesis aims to develop a critical self-reflection of my practice as a director, in order to identify possibilities and limits of democratic management in a public elementary school in a context of control ideology. The theoretical framework is based on the conceptions of Paulo Freire (1987,1996, 2013, 2018) and authors aligned with him: Ana Maria Saul (2012, 2016) Ana Maria Saul and Luís Armando Gandin (2017), Vitor Henrique Paro (1997, 2011, 2015) and Licínio C. Lima (012, 2013), who deal with the issue of democratic management in a critical-emancipatory perspective. The methodological procedures used in this investigation include the self-reflection of narratives elaborated from my experience, described in emblematic scenes that take place at important moments in the life of the school: planning and development of the curriculum, teacher training, pedagogical meetings, parents' meetings and student assessment. The description of the scenes is supported by the participant observation of situations experienced at school and the recording of experience reports of the director-researcher's actions, in each of these moments. The narratives will have, as a sieve of analysis, a conceptual Freirean plot, in which the following concepts are found: democratic management, participation, dialogue, autonomy and humanization. In the results, indications will be presented for the construction of a democratic management in the school, in times of ideology of control, seeking to demonstrate the existing conflicts and the possibilities of resistanceen_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPaulo Freirept_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectDireção escolarpt_BR
dc.subjectNarrativa autorreflexivapt_BR
dc.subjectDemocratic managementen_US
dc.subjectPaulo Freireen_US
dc.subjectReflective narrativeen_US
dc.subjectSchool managementen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpt_BR
dc.titleGestão democrática na perspectiva de Paulo Freire: narrativas autobiográficaspt_BR
dc.title.alternativeDemocratic management from the perspective of Paulo Freire: autobiographical narrativesen_US
dc.typeTesept_BR
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