REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Teologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25826
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMiranda Filho, Francisco Marques-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8594602995609406pt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Gilvan Leite de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0731752456772224pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-29T13:46:31Z-
dc.date.available2022-03-29T13:46:31Z-
dc.date.issued2022-02-10-
dc.identifier.citationMiranda Filho, Francisco Marques. Arte, arquitetura e arqueologia no Levante Sul à luz de Ex 31,1-11. 2022. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Teologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25826-
dc.description.resumoA investigação proposta nesta dissertação tem como ponto de partida a nova compreensão que a arqueologia contemporânea desenvolveu sobre a classificação de toda arte e arquitetura produzida no Antigo Oriente Próximo, locus privilegiado da narrativa bíblica. A escolha de Ex 31,1-11 está relacionada não somente ao fato de se tratar da história contada sobre a origem do antigo Israel, mas, principalmente, buscar, a partir de uma releitura da perícope, a possibilidade de que a mesma arte e arquitetura tenha sido realizada pelo judaísmo, ainda que a exegese contemporânea situe o trecho em período pós-exílico. Esta é a razão por começar a situar a narrativa na saga do Êxodo como um todo, e correlacioná-la com as outras duas grandes narrativas descritivas e prescritivas de Ex 25,1-30,38 e 35,4-39,43, que descrevem a construção do Santuário do Deserto. A pesquisa desenvolvida considerou a exuberância da arte e da arquitetura mesopotâmica em comparação com a produzida no Levante Sul, buscando oferecer um contraponto à periferia artística atribuída pela arqueologia. O trabalho não somente propôs uma análise da narrativa em si, mas investigou o problema da recusa à produção de imagens que a aniconia judaica estabeleceu como tese teológica. O argumento final do trabalho também se debruçou, brevemente, sobre a compreensão teológica que a beleza pode oferecer como fundamento sobre a relação entre a arte e a teologia na compreensão da fé. A estética teológica consiste em dizer: a arte fala da beleza, e a glória de Deus é a expressão plena dessa beleza buscadapt_BR
dc.description.abstractThe research proposed in this dissertation has as its starting point the new understanding that contemporary archeology has developed about the classification of all art and architecture produced in the Ancient Near East, privileged locus of the biblical narrative. The choice of Ex 31:1-11, is related not only to the fact that it is the story told about the origin of ancient Israel, but mainly to seek, from a re-reading of the pericope, the possibility that the same art and architecture may have been produced by Judaism, even though contemporary exegesis situates the passage in the post-exilic period. This is the reason for beginning to situate the narrative in the Exodus saga as a whole, and correlating it with the other two great descriptive and prescriptive narratives of Ex 25:1-30:38 and 35:4-39:43, which describe the construction of the Desert Sanctuary. The research undertaken considered the exuberance of Mesopotamian art and architecture in comparison with that produced in the Southern Levant, seeking to offer a counterpoint to the artistic periphery attributed by archaeology. The paper not only proposed an analysis of the narrative itself, but investigated the problem of the refusal to produce images that Jewish aniconia established as a theological thesis. The final argument of the paper also briefly looked at the theological understanding that beauty can offer as a foundation on the relationship between art and theology in understanding faith. Theological aesthetics is to say: art speaks of beauty, and the glory of God is the full expression of this sought-after beautyen_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Teologiapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Teologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectArquiteturapt_BR
dc.subjectArqueologiapt_BR
dc.subjectSantuáriopt_BR
dc.subjectLevante Sulpt_BR
dc.subjectAniconia Judaicapt_BR
dc.subjectEstética teológicapt_BR
dc.subjectArten_US
dc.subjectArchitectureen_US
dc.subjectArchaeologyen_US
dc.subjectSanctuaryen_US
dc.subjectSouthern Levanten_US
dc.subjectJewish aniconiaen_US
dc.subjectTheological aestheticsen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleArte, arquitetura e arqueologia no Levante Sul à luz de Ex 31,1-11pt_BR
dc.title.alternativeArt, architecture and archaeology in the Southern Levant at the light of Ex 31:1-11en_US
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Teologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Francisco Marques Miranda Filho.pdf2,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.