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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25787Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Barros, Tatiane Molini | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1077517501369752 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Freire, Maximina Maria | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3673007161789295 | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2022-03-11T14:17:36Z | - |
| dc.date.available | 2022-03-11T14:17:36Z | - |
| dc.date.issued | 2022-02-04 | - |
| dc.identifier.citation | Barros, Tatiane Molini. Entre a docência e o ser docente: um olhar complexo. 2022. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25787 | - |
| dc.description.resumo | O ensino de língua inglesa no Brasil vem sofrendo um certo desprestígio, ao longo dos anos, ao compor atualmente somente a carga horária obrigatória nas matrizes curriculares das escolas regulares. Essa conotação afeta diretamente a ação do professor, que, diante de um cenário internacional cada vez mais globalizado, constata a necessidade urgente de que este idioma seja falado e compreendido para que o cidadão seja efetivamente incluído em um mundo global. Partindo deste contexto, investigo, descrevo e interpreto dois fenômenos da experiência humana – a docência e o ser docente –, na perspectiva do professor de língua inglesa. Os fenômenos em foco são vivenciados por nove participantes, todos professores de língua inglesa em vários contextos profissionais: rede pública e particular de ensino, e aulas particulares. Para atingir meu objetivo, baseio-me no suporte metodológico fornecido pela Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica Complexa, ou AHFC (FREIRE, 2010, 2012, 2017) que, por ser uma concepção qualitativa, permite que objetividade e subjetividade sejam articuladas durante o percurso interpretativo, auxiliando na descoberta da essência dos fenômenos da experiência humana em estudo. Como fundamentação teórica, opto pela epistemologia da complexidade (MORIN, 1996, 2000, 2011a, 2011b, 2015a, 2015b), articulada sistemicamente à abordagem metodológica escolhida, e que apresenta uma característica transdisciplinar, conforme Moraes (2010) e Nicolescu (2000). A tessitura deste estudo foi realizada por meio da intepretação de registros textuais, feitos pelos participantes via formulários eletrônicos, viabilizados pelo Google docs, em virtude da pandemia de Sars-CoV-2, gerados a partir da formulação de três perguntas dissertativas sobre a trajetória docente, sobre o significado da docência e sobre o motivo de se tornar docente. Os textos gerados viabilizaram que os procedimentos interpretativos fossem realizados e que os temas constituintes da essência de cada fenômeno pudessem ser identificados. Uma aproximação entre os temas emergentes sugere a presença de uma tensão entre os dois fenômenos em foco e que, observá-los por meio de um olhar complexo pode ser mais inclusivo, além de promover reflexões pertinentes a questões contemporâneas | pt_BR |
| dc.description.abstract | English language teaching in Brazil has been losing its prestige over the years as today it only accounts for the minimum compulsory teaching hours of regular schools’ curriculum. This connotation directly impacts the practice of teachers, who, in the face of a more and more globalized international setting, understand the urgent need for English to be spoken and understood so that citizens can be part of a global world. Taking this context into account, I investigated, described and interpreted two phenomena of human experience –teaching and being a teacher – both, from the perspective of the English teacher. These phenomena have been experienced by nine participants, all of whom are English teachers that work in primary school, secondary school, high school, or as private teachers. This research is methodologically grounded on the Complex Hermeneutic-Phenomenological Approach (FREIRE, 2010, 2012, 2017), which, due to its qualitative nature, allows for objectivity and subjectivity to be systemically articulated throughout the interpretative process, thus helping finding out the essence of the human experience phenomena being studied. This research is theoretically grounded on the Epistemology of Complexity (MORIN, 1996, 2000, 2011a, 2011b, 2015a, 2015b), systemically articulated with the methodological approach chosen, and which has a transdisciplinary character, as understood by Moraes (2010) and Nicolescu (2000). This study was carried out by interpreting texts, electronically written by participants via Google docs due to Sars-CoV-2, answering three essay questions about the participants’ teaching journey and the reasons why they become teachers. The texts generated made it possible to carry out interpretation procedures, and to identify the themes that constitute the essence of the phenomena studied A close look at all themes identified seems to reveal the existence of a tension between both phenomena, and that investigating them from a complex perspective may be more inclusive, besides promoting relevant reflections upon. contemporary issues | en_US |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Formação docente | pt_BR |
| dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
| dc.subject | Complexidade | pt_BR |
| dc.subject | Transdisciplinaridade | pt_BR |
| dc.subject | Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica Complexa | pt_BR |
| dc.subject | Professor complexo | pt_BR |
| dc.subject | Teacher Education | en_US |
| dc.subject | Learning Process | en_US |
| dc.subject | Complexity | en_US |
| dc.subject | Transdisciplinary | en_US |
| dc.subject | Complex Hermeneutic Phenomenological Approach | en_US |
| dc.subject | Complex Teacher | en_US |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA | pt_BR |
| dc.title | Entre a docência e o ser docente: um olhar complexo | pt_BR |
| dc.title.alternative | Between teaching and being a teacher: a complex perspective | en_US |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Tatiane Molini Barros.pdf | 1,12 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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