REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25767
Tipo: Dissertação
Título: Pedagogia salesiana e currículo humanizador: o “bom dia” como prática pedagógica e vivência de valores
Título(s) alternativo(s): Salesian pedagogy and humanizing curriculum: the “good morning” as a pedagogical practice and living values
Autor(es): Verdi, Douglas
Primeiro Orientador: Silveira, Nadia Dumara Ruiz
Resumo: A presente pesquisa é uma dissertação de mestrado tem como objeto de estudos um dos projetos que integram, há mais de 150 anos, a Pedagogia Salesiana, iniciada na Itália embasada na concepção de um Currículo Humanizador. O objetivo da investigação é analisar a concepção e a prática pedagógica salesiana do “Bom Dia”, como educação em valores, tendo em vista a delimitação de indicadores das repercussões dessa vivência, junto aos seus participantes, na perspectiva da qualificação contínua de suas proposições. O estudo percorre ideais e realizações que culminaram na organização do Sistema Preventivo e tem por hipótese mostrar como o “Bom Dia” auxilia a concretizar os princípios da preventividade na vivência de valores, promovendo a formação humanizadora dos alunos. A metodologia, de abordagem qualitativa, inclui como procedimentos pesquisa bibliográfica, análise de documentos e fundamentação teórica pautada na literatura salesiana e produções na área da educação, tendo como referência autores como: Michael Apple, Zygmunt Bauman, Edgar Morin, Paulo Freire, Miguel Arroyo, Moacir Gadotti, Henry Giroux, José Gimeno Sacristán, Ivor Goodson. As abordagens da biografia de Dom Bosco e sobre a Pedagogia Salesiana consideraram obras de: João Bosco, Giovanni Lemoyne, Arthur Lenti, Pietro Braido, Agostino Auffray, Antonio da Silva Ferreira, dentre outros. Esta pesquisa evidencia os principais resultados das contribuições dessa prática pedagógica que integra uma gama de ações do Sistema Preventivo Salesiano (razão, religião e “amorevolezza”), alicerçado nos fundamentos da Pedagogia Salesiana, a fim de desenvolver a formação de “bons cristãos e honestos cidadãos” alicerçada na concepção humanizadora de educação
Abstract: This research is a Master Thesis and its object of study is one of the projects that have been part of Salesian Pedagogy for over 150 years, it has started in Italy, as well as the concept of a Humanizing Curriculum. The objective of the investigation is to analyze the Salesian pedagogical conception and practice of “Good Morning”, as well as the education in values, considering the delimitation of indicators of the repercussions of this experience, along with its participants, in the perspective of the continuous qualification of its propositions. The study covers ideals and achievements that culminated in the organization of the Preventive System, and its purpose is to show how “Good Morning” helps to materialize the principles of prevention in experiencing values, promoting the humanizing training of students. The methodology, with a qualitative approach, includes bibliographic research, document analysis and theoretical background based on Salesian literature and productions in the field of education, with reference to: Michael Apple, Zygmunt Bauman, Edgar Morin, Paulo Freire, Miguel Arroyo, Moacir Gadotti, Henry Giroux, José Gimeno Sacristán, Ivor Goodson. The approaches of Don Bosco biography and the Salesian Pedagogy considered works by: João Bosco, Giovanni Lemoyne, Arthur Lenti, Pietro Braido, Agostino Auffray, Antonio da Silva Ferreira, among others. This research highlights the main results of the contributions of this pedagogical practice that integrates a range of actions of the Salesian Preventive System (reason, religion and loving kindness), according to the foundations of Salesian Pedagogy, in order to develop the formation of “Good Christians and Worthy Citizens” based on the humanizing sense of education
Palavras-chave: Educação
Valores humanos
Pedagogia Salesiana
Currículo humanizador
Education
Humans values
Salesian pedagogy
Humanized curriculum
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Verdi, Douglas. Pedagogia salesiana e currículo humanizador: o “bom dia” como prática pedagógica e vivência de valores. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25767
Data do documento: 3-Fev-2022
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Douglas Verdi.pdf1,97 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.