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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25740
Tipo: | Dissertação |
Título: | Análise de gamificação em um sistema informatizado de monitoramento de atividades físicas |
Autor(es): | Rego, Marcelo Marinho |
Primeiro Orientador: | Hildebrand, Hermes Renato |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo geral desenvolver um estudo sobre o design gamificado de um sistema informatizado de monitoramento de atividades físicas, descrevendo o contexto de uso do mesmo e a inserção de elementos de jogos nesse sistema informatizado, com o objetivo de aumentar a motivação e o engajamento dos praticantes de atividades físicas, e para tanto, os fundamentos da gamificação e da motivação humana, no contexto da prática de atividades físicas, serão dissertados. O que justifica essa pesquisa é que, modo geral, existem no mercado inúmeros produtos comerciais com o mesmo princípio, registrar a intensidade da atividade física durante ou após a prática da mesma, com pouca ou nenhuma utilização de princípios de gamificação, e de modo específico, a existência de um sistema informatizado de monitoramento desenvolvido pelo autor, e que, como os demais, comporta revisão e análise do design, de modo a incorporar aprimoramentos, incluindo elementos de jogos, inserindo ou ampliando, nesse software, o uso da gamificação, de modo a proporcionar um maior interesse dos praticantes na realização de exercícios físicos. Esse estudo mostrará que a gamificação se apresenta como instrumento capaz de aumentar a motivação e o engajamento dos participantes nas atividades em que ela for utilizada, em benefício à saúde dos praticantes e alinhado com o objetivo empresarial da empresa envolvida. O objetivo desse trabalho é explorar e descrever os princípios e fundamentos da gamificação e da motivação humana, respondendo a seguinte questão: é possível aumentar motivação e engajamento, via a inclusão de elementos de jogos no sistema informatizado de uma academia de ginástica? A hipótese considerada é que a abordagem ensejada pela gamificação, com a incorporação de elementos de jogos em um sistema de monitoramento da atividade física, trará motivação mais autodeterminada, com maior identificação pessoal com a atividade e maior engajamento aos seus praticantes. O estudo buscará verificar se a criteriosa escolha dos elementos de jogos, baseada na ação esperada de cada um desses elementos na motivação humana, reforçará aspectos da motivação no praticante da atividade, trazendo comportamentos desejados no projeto de gamificação e justificando a adoção do instrumento da gamificação. Optamos pela pesquisa científica com uma abordagem metodológica teórico-conceitual, de abordagem qualitativa, fundamentada na revisão da literatura sobre a gamificação em seus elementos componentes e sua convergência com a motivação humana. A partir da revisão da literatura, foi possível verificar que os conceitos da proposta metodológica associada à pesquisa em Design Science Research, são pertinentes e aplicáveis, considerando os aspectos teóricos e práticos desse estudo, quando busca o aprimoramento de um sistema informatizado existente. A partir do estudo da gamificação, serão criados artefatos a serem incorporados a um sistema informatizado existente, e sua efetividade para promover maior motivação e engajamento será avaliada por meio de trabalhos correlatos, de pesquisas e de entrevistas com os usuários |
Abstract: | This research has as general objective to develop a study on the gamified design of a computerized physical activity monitoring system, describing the context of its use and the insertion of game elements in this computerized system, with the objective of increasing motivation and the engagement of practitioners of physical activities, and for that, the fundamentals of gamification and human motivation, in the context of the practice of physical activities, will be disserted. What justifies this research is that, in general, there are countless commercial products on the market with the same principle, recording the intensity of physical activity during or after practicing it, with little or no use of gamification principles, and specifically , the existence of a computerized monitoring system developed by the author, which, like the others, includes design review and analysis, in order to incorporate improvements, including game elements, inserting or expanding, in this software, the use of gamification, in order to provide a greater interest of practitioners in performing physical exercises. This study will show that gamification presents itself as an instrument capable of increasing the motivation and engagement of participants in the activities in which it is used, for the benefit of the health of practitioners and in line with the business objective of the company involved. The objective of this work is to explore and describe the principles and foundations of gamification and human motivation, answering the following question: is it possible to increase motivation and engagement, through the inclusion of elements of games in the computerized system of a gym? The hypothesis considered is that the approach brought about by gamification, with the incorporation of game elements in a physical activity monitoring system, will bring more selfdetermined motivation, with greater personal identification with the activity and greater engagement to its practitioners. The study will seek to verify whether the careful choice of game elements, based on the expected action of each of these elements on human motivation, will reinforce aspects of motivation in the practitioner of the activity, bringing desired behaviors in the gamification project and justifying the adoption of the gamification instrument . We opted for scientífic research with a theoretical-conceptual methodological approach, with a qualitative approach, based on the review of the literature on gamification in its component elements and its convergence with human motivation. From the literature review, it was possible to verify that the concepts of the methodological proposal associated with research in Design Science Research, are relevant and applicable, considering the theoretical and practical aspects of this study, when it seeks to improve an existing computerized system. From the study of gamification, artifacts will be created to be incorporated into an existing computerized system, and their effectiveness in promoting greater motivation and engagement will be assessed through related work, research and interviews with users |
Palavras-chave: | Motivação Teoria da autodeterminação Comportamento de atividade física Motivation Self-determination theory Physical activity behavior |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos Digitais |
Citação: | Rego, Marcelo Marinho. Análise de gamificação em um sistema informatizado de monitoramento de atividades físicas. 2021. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento de Jogos Digitais) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos Digitais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25740 |
Data do documento: | 13-Ago-2021 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos Digitais |
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