REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24921
Tipo: Dissertação
Título: A formação do leitor literário juvenil: uma proposta de diálogo entre o verbal e o visual
Título(s) alternativo(s): The formation of the young literary reader: a proposal for a dialogue between the verbal and the visual
Autor(es): Silva, Sandra de Melo
Primeiro Orientador: Bastazin, Vera
Resumo: O presente trabalho propõe uma reflexão sobre alternativas de conteúdos e procedimentos para a formação do leitor literário juvenil do Ensino Fundamental ll, por meio do diálogo entre as obras: O conto da ilha desconhecida, do escritor José Saramago, e o curta-metragem Meu amigo Nietzsche, do diretor Fáuston da Silva. O objetivo de tal proposta é contribuir e desenvolver o gosto e uma interação dos estudantes diante da leitura literária e do texto não verbal. Para viabilizar a proposta, optamos por textos que dialogam entre si. O estudo empreendido aqui e a nossa trajetória, enquanto docente, tem mostrado que esta formação é cada vez mais necessária em todos os níveis do ensino básico, uma vez que auxilia no desenvolvimento humano e cognitivo dos sujeitos. Considerando a sociedade contemporânea, que exige cada vez mais leitores proficientes e críticos, elaboramos, como produto desta pesquisa, análises reflexivas que aprimorassem a competência leitora pelo viés da literatura e do cinema. Acreditamos que a análise entre Literatura e Cinema pode ampliar e enriquecer a interação autor-texto-leitor, proporcionando uma melhor interpretação, compreensão e desenvolvimento de habilidades de leitura. Nosso aporte teórico tem como base Cosson (2014), Candido (2004), Aguiar e Bordini (1988), Zilberman (1989), Colomer (2007), Bakhtin (1986), Duarte (2002), Koch (2012), PCNs (1998), dentre outros
Abstract: The present work proposes a reflection on alternatives of contents and procedures for the formation of young literary readers in Middle School, through the dialogue between the works: The tale of the unknown island, by writer José Saramago, and the short film My friend Nietzsche, by director Fáuston da Silva. The goal of this proposal is to contribute to and develop the students’ interests and their interaction with literary reading and non-verbal text. To make the proposal viable, we chose texts that dialogue with each other. The study undertaken here and our experience with teaching has shown that this formation is increasingly necessary at all levels of basic education, as it helps in the human and cognitive development of the students. Considering the contemporary society, which increasingly demands proficient and critical readers, we developed, as a product of this research, reflective analysis that would improve the reading competence through literature and cinema. We believe that the analysis of the relationship between Literature and Cinema can broaden and enrich the author-text-reader interaction, providing the better development of interpretation, understanding, and reading skills. Our theoretical support includes Cosson (2014), Candido (2004), Aguiar and Bordini (1988), Zilberman (1989), Colomer (2007), Bakhtin (1986), Duarte (2002) Koch (2012), PCNs (1998), among others
Palavras-chave: Literatura e Cinema
Ensino de Literatura
Leitura Literária
Literature and Cinema
Teaching Literature
Literary Reading
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária
Citação: Silva, Sandra de Melo. A formação do leitor literário juvenil: uma proposta de diálogo entre o verbal e o visual. 2021. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24921
Data do documento: 23-Set-2021
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sandra de Melo Silva.pdf926,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.