REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária
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dc.creatorSiqueira, Adriana Carolina de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7111913459800814pt_BR
dc.contributor.advisor1Darin, Leila Cristina de Melo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2682139953614636pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-22T18:13:12Z-
dc.date.available2022-02-22T18:13:12Z-
dc.date.issued2021-10-15-
dc.identifier.citationSiqueira, Adriana Carolina de. Dona Flor e seus dois maridos: traços de uma narrativa neopicaresca. 2021. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24910-
dc.description.resumoA presente pesquisa visa analisar o romance Dona Flor e Seus Dois Maridos (1968), do escritor baiano Jorge Amado, em busca de traços que o aproximem ou distanciem da estética neopicaresca proposta por González em seu livro A Saga do Anti-Herói (1994). que por sua vez foi inspirada na narrativa picaresca, surgida na Espanha do século XVI, no período dos Áustrias. A pesquisa tem por objetivo relacionar a suposta adoção do estilo narrativo neopicaresco por Jorge Amado como uma estratégia de expressão literária do erótico feminino silenciado no contexto ficcional de Salvador dos anos 1940, uma vez que tanto a estética picaresca quanto a neopicaresca se propõe a exprimir a voz da parcela excluída e marginal da sociedade. A pesquisa desenvolvida possui cunho qualitativo e baseou-se em um levantamento e análise de dados bibliográficos para responder ao problema da pesquisa. A análise se deu a partir do estudo da voz do narrador e do desenho das personagens no romance Dona Flor e Seus Dois Maridos, traçando possíveis paralelos entre a obra amadiana e o romance pícaro Lazarilho de Tormes (1554), de Autor Anônimo, e o romance neopícaro, também considerado o primeiro romance brasileiro da malandragem, Memórias de Um Sargento de Milícias, de Manuel Antonio de Almeida (1853). Analisando a situação social da mulher no Brasil nos séculos XIX e XX e embasados historicamente e socialmente pelos livros Histórias Íntimas (2014), 9 Histórias das Mulheres no Brasil (2017) e História do Amor no Brasil (2019), escritos e organizados pela historiadora Mary del Priore, avançamos para a discussão dos conceitos literários da picaresca, malandragem e da neopicaresca à luz das teorias de Antonio Candido em seu ensaio Dialética da Malandragem (1970) e Mario Miguel González em seus livros A Saga do Anti-Herói (1994) e O Romance Neopicaresco (1988). Em um terceiro momento, ponderamos sobre o romance Dona Flor e Seus Dois Maridos analisando seu foco narrativo, a construção de suas personagens, sua relação com o universo laboral e a presença do erotismo na narrativa, relacionando-os com a estética da neopicaresca, entendida como estilo literário de crítica e denúncia socialpt_BR
dc.description.abstractThis thesis analyzes the literary novel Dona Flor e Seus Dois Maridos (1968), written by Jorge Amado, in search for aspects that bring it closer or distance it from the neopicaresque aesthetic proposed by González (1994) in his book A Saga do Anti-Herói (1994), which was inspired by the picaresque narrative originally from Spain, in the 16th century, during the period of House Habsburg. The goal of this thesis is to relate the assumed adoption of the neopicaresque narrative style by Brazilian writer Jorge Amado with the literary expression strategy of the female eroticism being silenced in the fictional scenario of the city of Salvador in the 1940’s, considering that both the picaresque and the neopicaresque aesthetics have the purpose of giving voice to the marginalized part of society. The research developed herein is qualitative and based on survey and analysis of bibliographic data with the aim to reach answers. The analysis was made based on the study about the voice of the narrator and the design of the characters, drawing potential parallels between Amado’s novel, Dona Flor e Seus Dois Maridos, the picaresque novel Lazarilho de Tormes (1554), written by an Anonymous Author, and the neopicaresque novel Memórias de um Sargento de Milícias (1853), written by Manuel Antonio de Almeida, the latter being considered as the first Brazilian roguish literary novel. From the analysis of the 11 social situation of women in Brazil during the 19th and 20th centuries, and with historical basis provided for by the literary works Histórias Íntimas (2014), Histórias das Mulheres no Brasil (2017) and História do Amor no Brasil (2019), all written and organized by historian Mary del Priore, we enter the debate about the literary concepts of the picaresque, the roguish, and the neopicaresque in view of Candido’ theory in his essay Dialética da Malandragem (1970) and González (1994)’s theory in his books A Saga do Anti-Herói (1994) and O Romance Neopicaresco (1998). In another moment, we contemplate the novel Dona Flor e Seus Dois Maridos, analyzing its narrative focus, the design of its characters and their relationship with work and, also, the presence of eroticism in the narrative, relating it all to the neopicaresque aesthetic, a literary genre known by its criticism and complaints on social mattersen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literáriapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura Brasileirapt_BR
dc.subjectJorge Amadopt_BR
dc.subjectNeopicarescapt_BR
dc.subjectNarradorpt_BR
dc.subjectFemininopt_BR
dc.subjectBrazilian literatureen_US
dc.subjectJorge Amadoen_US
dc.subjectNeopicaresqueen_US
dc.subjectNarratoren_US
dc.subjectFeminineen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIApt_BR
dc.titleDona Flor e seus dois maridos: traços de uma narrativa neopicarescapt_BR
dc.title.alternativeDona Flor and her two husbands: traces of a neopicaresque narrativeen_US
dc.typeDissertaçãopt_BR
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