REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos Digitais
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24905
Tipo: Dissertação
Título: Proposta de gamificação para a promoção da saúde através do exercício da cidadania: exemplo de aplicação no controle do Aedes aegypti
Título(s) alternativo(s): Gamification proposal for health promotion through the exercise of citizenship: example of application in the control of Aedes aegypti
Autor(es): Lima, Rafael Medeiros de
Primeiro Orientador: Braga, Alexandre
Resumo: A presente pesquisa propõe o desenvolvimento de uma Matriz Metodológica de Gamificação Abrangente, que contribua para os profissionais da área de saúde e educação fazerem uso da gamificação no desenvolvimento de produtos (material didático e ou aplicativos) que estimulem hábitos saudáveis para promoção da saúde através do exercício da cidadania. Para um profissional que não é da área de games, desenvolver um produto com gamificação não é algo trivial, apenas inserir elementos de jogos em produtos não garante o engajamento desejado do público-alvo. Isso muitas vezes inviabiliza profissionais que não é da área de jogos a desenvolverem seus produtos gamificados. Deste modo, espera-se com este trabalho contribuir com os profissionais que desejam produzir materiais gamificados cujo propósito é a promoção da saúde pública por meio da educação do cidadão. A matriz foi elaborada com base em frameworks já consolidados. Como validação foi testada com o estudo de caso: Aedes aegypti, por profissionais da área de saúde e da área da educação que avaliaram a sua viabilidade de uso. Os resultados deste trabalho evidenciaram que a matriz é viável, que foi possível sua aplicação por 40% dos profissionais pesquisados e que ela ainda precisa ser aprimorada
Abstract: The present research proposes a Gamification framework development, that helps health and education professionals to use gamification in developed products that’s stimulate the development of health habits towards citizenship exercise. To a non-game professional to develop a gamified product is not a simple task, only to input some game elements do not guarantee the desired engagement of the public target. In many ways this block professionals to gamify his or her own product. With that mindset this text aims to help this professional to gamify his products toward the public health. This framework was created based on others already consolidated frameworks. As case study: Aedes aegypti, was used as validation for health and education professionals. The results show that this framework is viable and its use was possible to 40% of the professionals researched, however it still need to improve
Palavras-chave: Gamificação
Metodologia
Promoção da saúde
Exercício da cidadania
Gamification
Methodology
Health promotion
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos Digitais
Citação: Lima, Rafael Medeiros de. Proposta de gamificação para a promoção da saúde através do exercício da cidadania: exemplo de aplicação no controle do Aedes aegypti. 2021. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento de Jogos Digitais) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos Digitais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24905
Data do documento: 14-Set-2021
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos Digitais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rafael Medeiros Lima.pdf5,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.