REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
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dc.creatorIwata Neto, Tatsuo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4411799198068045pt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7485134644744641pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-22T17:20:23Z-
dc.date.available2022-02-22T17:20:23Z-
dc.date.issued2021-10-29-
dc.identifier.citationIwata Neto, Tatsuo. Modelo híbrido na educação superior: os desafios da inovação em uma realidade pós-pandemia de Covid-19. 2021. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24837-
dc.description.resumoEsta tese tem como objetivo fazer um retrato analítico e interpretativo de como alunos e professores de uma escola de ensino superior de São Paulo viveram a transposição das aulas presenciais para o ensino remoto emergencial devido à exigência de isolamento social por causa da pandemia de Covid-19. Mais especificamente, objetivou-se encontrar perspectivas de uma educação híbrida no conjunto das falas destes atores. Trata-se de pesquisa qualitativa narrativa, metodologia que já vem sendo usada nos estudos por educação há algum tempo. Os dados foram coletados por dois meios: os alunos responderam a um questionário on-line; os professores foram entrevistados por Zoom. Por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin (1977), as falas foram separadas em categorias e organizadas com o uso do software NVivo 11 Plus. A ideia foi captar a experiência dos atores sem que fossem concebidas categorias a priori, como recomenda a teoria ator-rede. O exercício interpretativo desses relatos de experiência foi realizado com o auxílio da proposta de Ricoeur de círculo hermenêutico. A análise e interpretação dos dados resultou na concepção de que mais do que se pensar em modelos híbridos de ensino, as reflexões sobre um futuro híbrido para a educação deverão partir da ideia de flexibilidade, mobilidade e variedade. No lugar de se pensar o híbrido como um modelo de ensino em que se mesclam atividades ou momentos on-line e presenciais, síncronos e assíncronos, uma educação híbrida deverá ter como foco a aprendizagem e o protagonismo do aluno, bem como levar em conta os contextos de aprendizagem em que se inserept_BR
dc.description.abstractThis thesis aims to provide an analytical and interpretive portrait of how students and teachers at a higher education school in São Paulo experienced the transposition of face to face classes to emergency remote education due to the requirement of social isolation due to the Covid-19 pandemic. More specifically, the objective was to find perspectives of a blended education in the set of speeches of these actors. It is a qualitative narrative research, which has been used in education studies for some time. Data were collected in two ways: students answered an online questionnaire; teachers were interviewed by Zoom. Through the content analysis proposed by Bardin (1977), the speeches were separated into categories and organized using the NVivo 11 Plus software. The idea was to capture the experience of the actors without creating a priori categories, as recommended by the actor-network theory. The interpretive exercise of these experience reports was carried out with the help of Ricoeur's proposal for a hermeneutic circle. The analysis and interpretation of the data resulted in the conception that, more than thinking about blended modalities, reflections on a blended future for education should start from the idea of flexibility, mobility and variety. Instead of thinking of the blended learning as a model in which online and in-person, synchronous and asynchronous activities or moments are mixed, a blended education should focus on student learning and protagonism, as well as taking into account the learning contexts in which it operatesen_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação híbridapt_BR
dc.subjectEnsino remoto emergencialpt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectContexto de aprendizagempt_BR
dc.subjectcurrículopt_BR
dc.subjectWeb currículopt_BR
dc.subjectTeoria ator-redept_BR
dc.subjectTDICpt_BR
dc.subjectBlended educationen_US
dc.subjectemergency remote teachingen_US
dc.subjectnarrativeen_US
dc.subjectlearning contexten_US
dc.subjectcurriculumen_US
dc.subjectactor-network theoryen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpt_BR
dc.titleModelo híbrido na educação superior: os desafios da inovação em uma realidade pós-pandemia de Covid-19pt_BR
dc.typeTesept_BR
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