Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24837Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Iwata Neto, Tatsuo | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4411799198068045 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7485134644744641 | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2022-02-22T17:20:23Z | - |
| dc.date.available | 2022-02-22T17:20:23Z | - |
| dc.date.issued | 2021-10-29 | - |
| dc.identifier.citation | Iwata Neto, Tatsuo. Modelo híbrido na educação superior: os desafios da inovação em uma realidade pós-pandemia de Covid-19. 2021. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24837 | - |
| dc.description.resumo | Esta tese tem como objetivo fazer um retrato analítico e interpretativo de como alunos e professores de uma escola de ensino superior de São Paulo viveram a transposição das aulas presenciais para o ensino remoto emergencial devido à exigência de isolamento social por causa da pandemia de Covid-19. Mais especificamente, objetivou-se encontrar perspectivas de uma educação híbrida no conjunto das falas destes atores. Trata-se de pesquisa qualitativa narrativa, metodologia que já vem sendo usada nos estudos por educação há algum tempo. Os dados foram coletados por dois meios: os alunos responderam a um questionário on-line; os professores foram entrevistados por Zoom. Por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin (1977), as falas foram separadas em categorias e organizadas com o uso do software NVivo 11 Plus. A ideia foi captar a experiência dos atores sem que fossem concebidas categorias a priori, como recomenda a teoria ator-rede. O exercício interpretativo desses relatos de experiência foi realizado com o auxílio da proposta de Ricoeur de círculo hermenêutico. A análise e interpretação dos dados resultou na concepção de que mais do que se pensar em modelos híbridos de ensino, as reflexões sobre um futuro híbrido para a educação deverão partir da ideia de flexibilidade, mobilidade e variedade. No lugar de se pensar o híbrido como um modelo de ensino em que se mesclam atividades ou momentos on-line e presenciais, síncronos e assíncronos, uma educação híbrida deverá ter como foco a aprendizagem e o protagonismo do aluno, bem como levar em conta os contextos de aprendizagem em que se insere | pt_BR |
| dc.description.abstract | This thesis aims to provide an analytical and interpretive portrait of how students and teachers at a higher education school in São Paulo experienced the transposition of face to face classes to emergency remote education due to the requirement of social isolation due to the Covid-19 pandemic. More specifically, the objective was to find perspectives of a blended education in the set of speeches of these actors. It is a qualitative narrative research, which has been used in education studies for some time. Data were collected in two ways: students answered an online questionnaire; teachers were interviewed by Zoom. Through the content analysis proposed by Bardin (1977), the speeches were separated into categories and organized using the NVivo 11 Plus software. The idea was to capture the experience of the actors without creating a priori categories, as recommended by the actor-network theory. The interpretive exercise of these experience reports was carried out with the help of Ricoeur's proposal for a hermeneutic circle. The analysis and interpretation of the data resulted in the conception that, more than thinking about blended modalities, reflections on a blended future for education should start from the idea of flexibility, mobility and variety. Instead of thinking of the blended learning as a model in which online and in-person, synchronous and asynchronous activities or moments are mixed, a blended education should focus on student learning and protagonism, as well as taking into account the learning contexts in which it operates | en_US |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação híbrida | pt_BR |
| dc.subject | Ensino remoto emergencial | pt_BR |
| dc.subject | Narrativa | pt_BR |
| dc.subject | Contexto de aprendizagem | pt_BR |
| dc.subject | currículo | pt_BR |
| dc.subject | Web currículo | pt_BR |
| dc.subject | Teoria ator-rede | pt_BR |
| dc.subject | TDIC | pt_BR |
| dc.subject | Blended education | en_US |
| dc.subject | emergency remote teaching | en_US |
| dc.subject | narrative | en_US |
| dc.subject | learning context | en_US |
| dc.subject | curriculum | en_US |
| dc.subject | actor-network theory | en_US |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO | pt_BR |
| dc.title | Modelo híbrido na educação superior: os desafios da inovação em uma realidade pós-pandemia de Covid-19 | pt_BR |
| dc.type | Tese | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TATSUO IWATA NETO.pdf | 2,79 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

