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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24710
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Fujimoto, Celso | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6125985228135874 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Braga, Alexandre Santaella | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2620123422980018 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-22T15:42:00Z | - |
dc.date.available | 2022-02-22T15:42:00Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-09 | - |
dc.identifier.citation | Fujimoto, Celso. As tipologias dos jogadores: análise da intersecção entre ludologia e psicologia. 2021. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento de Jogos Digitais) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos Digitais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24710 | - |
dc.description.resumo | O estudo dos tipos de jogadores têm um papel importante na produção de jogos, como nas questões de comportamento, motivações, preferências, mecânicas, gêneros e narrativas. Para tanto, existem diversos modelos de tipologia propostos, cada um com premissas e objetivos distintos. Com a intenção de sintetizar tais conhecimentos para a aplicação prática no processo de desenvolvimento, foi realizada uma revisão da literatura, tornando possível identificar a evolução do estudo. Iniciando pela antropologia que classifica as atividades lúdicas e seu papel sociológico, seguindo para a era digital e comercial dos videogames, o interesse passa a estar relacionado ao comportamento dos jogadores e as fontes de diversão. Atualmente, o estado da arte incorpora conhecimentos de demografia em conjunto com métodos da psicologia para avaliar traços de personalidade e cognição, sendo capaz de oferecer maior profundidade na análise do público-alvo. A mídia dos jogos digitais possibilita uma grande variedade de conteúdo, sendo assim, não existe um modelo universal que solucione todas as necessidades. Deste modo, este volume é estruturado de forma sistemática e padronizada, visando facilitar a consulta de tópicos de forma independente, destacando as principais características e sobreposições entre as ferramentas, pela perspectiva do design de jogos que cria experiências para seus jogadores, os usuários, o que resulta numa análise da experiência do usuário (UX) | pt_BR |
dc.description.abstract | The study of player typology has an important role in game production, regarding behavior motivation, preferences, mechanics, genres and narratives. For this, there are several typology models proposed, each with its own premise and objectives. With the intention to synthesize such knowledge for practical application in the development process, a literature review was conducted, making it possible to identify the evolution of the study. Starting with anthropology that classifies ludic activity and its sociological role, and moving on to the digital and commercial era of video games, where interest becomes related to player behavior and sources of fun. Currently, the state of the art incorporates knowledge from demographics alongside methods from psychology to assess personality traits and cognition, enabling greater depth in target audience analysis. The digital games medium allows for a wide variety of content, so there is no universal model that addresses all needs. Thus, this volume is structured in a systematic and standardized approach, aiming to facilitate the consultation of topics independently, highlighting the main characteristics and overlap between the tools, through the perspective of game design that creates experiences for its players, the users, resulting in the analysis of user experience (UX | en_US |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos Digitais | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | tipologia do jogador | pt_BR |
dc.subject | personalidade psicológica | pt_BR |
dc.subject | game design | pt_BR |
dc.subject | experiência do usuário (UX) | pt_BR |
dc.subject | motivação | pt_BR |
dc.subject | player typology | en_US |
dc.subject | psychological personality | en_US |
dc.subject | game design | en_US |
dc.subject | user experience (UX) | en_US |
dc.subject | motivation | en_US |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.title | As tipologias dos jogadores: análise da intersecção entre ludologia e psicologia | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos Digitais |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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