REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária
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dc.creatorPinheiro, Priscila Lins Bezerra-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0521030079503582pt_BR
dc.contributor.advisor1Junqueira, Maria Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2011734818180394pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-22T12:57:33Z-
dc.date.available2022-02-22T12:57:33Z-
dc.date.issued2021-09-10-
dc.identifier.citationPinheiro, Priscila Lins Bezerra. Desempacotando a biblioteca de Valêncio Xavier: permanência e rupturas em O mez da grippe. 2021. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24654-
dc.description.resumoEsta dissertação especula sobre a poética da apropriação como pós-vida na obra O mez da grippe, de Valêncio Xavier (1981), na qual espectros mnemônicos da forma manifestam-se por meio de permanências e rupturas. Pautada nas relações entre imagem e texto, esta investigação objetiva refletir, por um lado, como Valêncio Xavier ativa a sobrevivência das imagens dos objetos verbovisuais de sua biblioteca, acolhendo as (des)continuidades e os anacronismos. Por outro lado, tenta apreender a potência da apropriação que Valêncio imprime a suas ninfas, por meio do ready-made, da montagem e da colagem. Para explorar tal problemática, questiona-se: como a biblioteca de Valêncio engendra trajetos de leitura e escritura em O mez da grippe? Como a escritura valenciana de O mez da grippe incorpora formas preexistentes? A fim de pôr luz a essas indagações, conjectura-se que a apropriação é procedimento poético de retorno, gerador de outro espaçotempo em O mez da grippe, assim como sugere-se que a novela engripada é forjada no limiar das artes. A fundamentação teórico-crítica apoia-se nos conceitos coleção e aura, de Walter Benjamin, na noção de pós-produção, de Nicolas Bourriaud, assim como na concepção de fórmulas de páthos, de Aby Warburg. Este estudo evidencia, entre outras considerações, que o colecionador Valêncio Xavier arquiteta uma poética de apropriação, por meio da qual inscreve sua literatura viral na tradição de obras que trazem em si o traço do desastrept_BR
dc.description.abstractThe present thesis reflects on the poetics of appropriation as continuous life in the literary work O Mez da Grippe (The Flu Month, own translation) by Valêncio Xavier (1981), in which mnemonic spectra of the form appear through permanence and rupture. Based on the relations between image and text, the here established investigation aims to answer, on one hand, how Valêncio Xavier allows the survival of his library’s verbal-visual object’s images, embracing their discontinuities and anachronisms. On the other hand, this thesis attempts to capture the power of appropriation which Valêncio impresses on his nymphs through the ready-made style, montage and collage. In order to conduct such research, we must inquire: how does Valêncio’s library engender routes of reading and writing in O Mez da Grippe? How does his writing incorporate preexisting forms? For the purpose of answering these questions, we assume appropriation is a poetic procedure of return, creator of a different spacetime in O Mez da Grippe. We also suggest the novel in question is fashioned on the grounds of the arts. This work’s critical theoretical foundation relies on Walter Benjamin’s concepts collection and aura, Nicolas Bourriaud’s notion of postproduction as well as on Aby Warburg’s phatos formula. Furthermore, the present study stresses that Valêncio, as a collector, architects his poetics of appropriation so as to carve his viral literature on the tradition of literary works which carry the mark of disaster withinen_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literáriapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectValêncio Xavierpt_BR
dc.subjectO mez da grippept_BR
dc.subjectNovela verbovisualpt_BR
dc.subjectApropriaçãopt_BR
dc.subjectEscriturapt_BR
dc.subjectFórmula de páthospt_BR
dc.subjectValêncio Xavieren_US
dc.subjectO Mez da Grippeen_US
dc.subjectVerbal-visual novelen_US
dc.subjectAppropriationen_US
dc.subjectWritingen_US
dc.subjectPathos formulaen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIApt_BR
dc.titleDesempacotando a biblioteca de Valêncio Xavier: permanência e rupturas em O mez da grippept_BR
dc.title.alternativeUnpacking Valêncio Xavier's library: permanence and rupture in O mez da grippeen_US
dc.typeDissertaçãopt_BR
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