REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação nas Profissões da Saúde
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24620
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Nilva Aparecida de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2855605669546348pt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Raquel Aparecida de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6816909756882357pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-22T12:55:58Z-
dc.date.available2022-02-22T12:55:58Z-
dc.date.issued2021-03-09-
dc.identifier.citationOliveira, Nilva Aparecida de. Avaliação dos egressos da Pós-Graduação Lato Sensu em Hematologia e Hemoterapia do Instituto de Pesquisa e Educação em Saúde de São Paulo. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação nas Profissões da Saúde) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Sorocaba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24620-
dc.description.resumoIntrodução: O estudo de egressos é uma importante estratégia para a avaliação e o planejamento das instituições de ensino, pois permite analisar e compreender seu processo de formação. Objetivos: avaliar o impacto dos egressos do Curso de PósGraduação Lato Sensu de Hematologia e Hemoterapia, formados no período de 2008 a 2020, no trabalho. Materiais e Métodos: Realizou-se um estudo transversal, descritivo quantitativo-qualitativo, com 86 (29,55%) egressos do Curso de PósGraduação Lato Sensu de Hematologia e Hemoterapia do Instituto de Pesquisa e Educação em Saúde de São Paulo. Aplicou-se um questionário semiestruturado online, baseado no Modelo de Avaliação do Impacto do Treinamento no Trabalho adaptado para cinco variáveis de análise: características dos egressos, características do curso, reações, impacto e aprendizagem. Os dados quantitativos foram submetidos à análise estatística descritiva com p<0,005 como critério de significância e a questão aberta pela análise de conteúdo. Resultados: 54,65% são mulheres, sem companheiros, sem filhos (65,12%), com idade entre 30 e 40 anos (53,49%). As dificuldades mais relatadas foram para classificar e identificar células oncohematológicas (69,76%), elaborar o Trabalho de conclusão de curso (51,16%) e conciliar a vida pessoal e profissional (58,13%). Verificou-se que o conteúdo aprendido é aplicável à prática profissional (89,53%); a pós-graduação auxiliou na melhoria da inserção profissional (76,62%) e gerou maior segurança na atuação profissional (55,84%). O currículo foi considerado adequado à atuação profissional (98,84%) e à duração do curso (89,53%). Quanto à insatisfação com o curso, a visita técnica foi referida por 32%. A infraestrutura foi avaliada de forma satisfatória. Os hábitos de leitura de artigos e publicações científicas aumentaram após o curso; porém, mantiveram-se baixas a produção científica e a participação em eventos. Sobre os processos acadêmicos, todos os itens obtiveram satisfação superior a 60%. Os temas da questão aberta confirmam os resultados quantitativos. O curso vem atendendo às necessidades dos egressos, e os quesitos apontados como insatisfatórios podem ser mais bem qualificadospt_BR
dc.description.abstractThe study of graduates is an essential strategy for the evaluation and planning of educational institutions, as it allows providers to analyze and understand the education they offer. Objectives: to evaluate the impact of the graduates of the Lato Sensu Postgraduate Course in Hematology and Hemotherapy trained in the period from 2008 to 2020. Materials and Methods: A cross-sectional, descriptive quantitative-qualitative study was carried out, with 86 (29.55%) graduates of the Lato Sensu Post-Graduation Course in Hematology and Hemotherapy at the Health Education Research Institute of SP. An online semi-structured questionnaire was applied, based on the Work Training Impact Assessment Model) adapted for five analysis variables: characteristics of graduates, characteristics of the course, reactions, impact, and learning. Quantitative data were subjected to descriptive statistical analysis with p<0.005 as a significance criterion, and the open question was content analysis. Results: 54.65% are women, without partners, without children (65.12%), aged between 30 and 40 (53.49%). The most-reported difficulties were with the classification and identification of onco-hematological cells (69.76%), elaboration of the Course Conclusion Essay (51.16%), and reconciling personal and professional life (58.13%). It was found that the content learned applies to subsequent professional practice (89.53%); also, post-graduation helped to improve professional insertion (76.62%) and generated greater security in professional performance (55.84%). The curriculum was considered adequate for both professional performance (98.84%) and course duration (89.53%). As for dissatisfaction, the technical visit was referred to (32%). The infrastructure was assessed satisfactorily. There was a change in the reading habits of articles and scientific publications after the course. These habits increased after the course, however, with low scientific production and participation in events. Regarding academic processes, all items obtained satisfaction greater than 60%. The themes of the open question confirm the quantitative results. The course has been meeting the needs of the graduates and that the items identified as unsatisfactory may be better qualifieden_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Médicas e da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúdept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEspecializaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação institucionalpt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectSpecializationen_US
dc.subjectInstitutional evaluationen_US
dc.subjectHealth educationen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.titleAvaliação dos egressos da Pós-Graduação Lato Sensu em Hematologia e Hemoterapia do Instituto de Pesquisa e Educação em Saúde de São Paulopt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of the graduates of the Lato Sensu Postgraduate Course in Hematology and Hemotherapy of the Institute of Research and Education in Health SPen_US
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação nas Profissões da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nilva Aparecida Oliveira.pdf3,85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.