REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24467
Tipo: Dissertação
Título: Fatores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem de estudantes mais velhos e professores/funcionários em cursos técnicos na área de saúde no SENAC de Itapetininga/SP em tempos de ensino remoto
Título(s) alternativo(s): Factors involved in the teaching-learning process of older students and teachers/employees in technical courses in the health area at SENAC in Itapetininga/SP in times of remote education
Autor(es): Souza, Elenil Gozzo de
Primeiro Orientador: Sampaio Neto, Luiz Ferraz de
Resumo: A educação tornou-se dependente das tecnologias digitais da informação e comunicação, e esta situação tem sido denominada de a “Quarta Revolução Industrial”. Esta tendência universal foi catalisada pelo processo da Pandemia COVID-19, pois foi necessária a aceleração da adesão tecnológica digital para permitir a continuidade do processo ensino/aprendizagem de forma remota, de modo a respeitar o princípio do isolamento social e o andamento dos cursos. Há setores cuja clientela já apresentava alguma dificuldade para uso destas tecnologias, justamente por não terem as habilidades e familiaridade com os processos digitais. É o que costuma ocorrer com alunos mais velhos. O objetivo geral desta pesquisa foi procurar avaliar as dificuldades no processo de ensinoaprendizagem dos estudantes de Cursos Técnicos das Áreas de Saúde e Bem-Estar do SENAC – Itapetininga, no que diz respeito ao uso de tecnologias digitais da informação. Metodologia: trata-se de um trabalho investigativo, transversal, quantitativo efetuado em campo real, com abordagem da totalidade do grupo envolvido no processo, a partir de respostas de questionário anônimo, respondido através da Plataforma Google FORMS. A análise estatística foi obtida com SPSS/IBM (Statistical Package for the Social Sciences/International Business Machines Corporation). Resultados: Participaram do estudo 101 estudantes dos cursos de Enfermagem, Estética, Massoterapia, Farmácia e Cuidadores de Idosos, 26 professores e 16 funcionários técnico-administrativos do SENACItapetininga. Conclusão: A pesquisa mostrou um desacordo entre o que consideraram os estudantes respondentes e os professores/ funcionários sobre dificuldades para as práticas de aulas remotas, sendo que a maior parte dos alunos mais velhos relataram não ter dificuldade no aprendizado remoto e os professores afirmaram que a dificuldade existe e que esta se encontra no manuseio dos dispositivos digitais
Abstract: Education has become dependent on digital information and communication technologies; this situation has been called the “Fourth Industrial Revolution”. This universal trend was catalyzed by the COVID-19 Pandemic process, as it was necessary to accelerate digital technological adhesion to allow the continuity of the teaching/learning process remotely, in order to respect the principle of social isolation and the progress of the courses. There are sectors whose clientele already had some difficulty in using these technologies, precisely because they do not have the skills and familiarity with digital processes. This is what usually happens with older students. The general objective of this research was to seek to assess the difficulties in the teaching/learning process of students from Technical Courses in the Areas of Health and Welfare at SENAC – Itapetininga, with regard to the use of digital information technologies. Methodology: this is an investigative, transversal, quantitative work carried out in a real field, approaching the entire group involved in the process, based on anonymous questionnaire responses, answered through the Google FORMS Platform. Statistical analysis was obtained with SPSS /IBM (Statistical Package for the Social Sciences/International Business Machines Corporation). Results: The study included 101 students from the courses of Nursing, Aesthetics, Massage Therapy, Pharmacy and Elderly Caregivers, 26 professors and 16 administrative technical staff from SENACItapetininga. Conclusion: The survey showed a disagreement between what the respondent students and teachers/staff considered about difficulties in remote classroom practices, with older students reported having no difficulty in remote learning and teachers stated that the Difficulty exists and this is found in the handling of digital devices
Palavras-chave: Educação em Saúde
Educação à distância
Educação Profissionalizante
Health Education
Education
Distance
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde
Citação: Souza, Elenil Gozzo de. Fatores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem de estudantes mais velhos e professores/funcionários em cursos técnicos na área de saúde no SENAC de Itapetininga/SP em tempos de ensino remoto. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação nas Profissões da Saúde) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Sorocaba, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24467
Data do documento: 8-Set-2021
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elenil Gozzo de Souza.pdf1,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.