REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24453
Tipo: Dissertação
Título: Demolir os muros dos pátios: a escritura de Maura Lopes Cançado como máquina de guerra, em O sofredor do ver
Autor(es): Brum, Deborah Regina Antunes
Primeiro Orientador: Malufe, Annita Costa
Resumo: O título desta dissertação, Demolir os muros dos pátios: a escritura de Maura Lopes Cançado como máquina de guerra, em O sofredor do ver, abre a trajetória desta pesquisa que percorre o espaço liso da criação. A partir da leitura da obra da autora, Hospício é Deus e O sofredor do ver, foi possível traçar uma linha para este estudo, no qual a finalidade não é a chegada, mas, sim, o percurso. Centrando-me no O sofredor do ver, o livro de contos de Maura, recorro, principalmente, aos conceitos inventados por Gilles Deleuze e Félix Guattari para afirmar a escritura da autora como uma máquina de guerra, por meio da qual ela se desterritorializa dos espaços de confinamento e se reterretorializa em um outro espaço: o literário. Nesta trajetória, constatei, e não foi surpresa, que os fatos biográficos da autora repercutem na recepção, pesquisas e críticas sobre a sua obra. Desse modo, a autora é novamente silenciada e confinada à loucura, o que desmerece a sua potência como autora. Maura Lopes Cançado não pode ser reduzida a uma escritora louca, ou a uma louca escritora. Maura, como autora, pede voz nesta trajetória – um percurso de dois corpos, o meu e o dela, é também atravessado por outros corpos, inclusive pelos leitores desta pesquisa. Façamos um rizoma. O(s) Eu(s) se desfaz(em)
Abstract: The title of this research, Demolish the courtyard walls: the scripture of Maura Lopes Cançado as a war machine, in O sofredor do ver, opens the path of this research that walks the smooth space of the creation. By reading the work of the author, Hospício é Deus and O sofredor do ver, it was possible to trace a line for this research, in which the aim is not the finishing line, but the path. Focusing on O sofredor do ver, the book of tales of Maura, I resort, mainly, to the concepts invented by Giles Deleuze and Félix Guattari to affirm the scripture of the author as a War machine, by which, through the writing, she deterritorializes herself from the spaces of confinement by reterritorializing in another space: the literary. In this trajectory, I noticed, and it was not a surprise, that the biographical facts of the author reverberate in reception, researches and critics about her work. Thus, the author is again silenced and confined to madness, which diminishes her potency as an author. Maura Lopes Cançado can not be reduced to a crazy writer, or a mad person. Maura, as an author, asks for voice in this trajectory - a path of two bodies, mine and hers, is also crossed by other ones, including the readers of this research. We make a rhizome. The Self(s) falls apart
Palavras-chave: Maura Lopes Cançado
O sofredor do ver
Máquina de guerra
War machine
Body without Organs
Sensation
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária
Citação: Brum, Deborah Regina Antunes. Demolir os muros dos pátios: a escritura de Maura Lopes Cançado como máquina de guerra, em O sofredor do ver. 2021. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24453
Data do documento: 20-Ago-2021
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Deborah Regina Antunes Brum.pdf762,63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.