Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24369
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Magalhães, Rodrigo Piva Coelho de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6966344517645408 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Szymanski, Luciana | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3949476670405833 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-02T18:54:29Z | - |
dc.date.available | 2022-02-02T18:54:29Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-28 | - |
dc.identifier.citation | Magalhães, Rodrigo Piva Coelho de. Ser-homem no mundo: uma vista d’olhos da fenomenologia existencial para masculinidades. 2021. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24369 | - |
dc.description.resumo | Como se dá a constituição da masculinidade? Em que momento uma pessoa passa a se reconhecer como homem, e o que o leva até esse reconhecimento? É possível esse reconhecimento se dar sozinho, ou ele é inevitavelmente um processo grupal? E esse grupo, como sabe dizer o que significa ser homem? Como se dá o reconhecimento e o acolhimento de um homem por outros? Esse processo é mesmo acolhedor? A imagem que certo grupo tem do que significa ser homem é uma imagem imutável? Ela é a mesma imagem ao redor do globo? Ela é hoje a mesma imagem que fora décadas atrás? Como um homem pode reconhecer hoje o seu papel na dinâmica da estrutura de gênero? Este trabalho busca esclarecer questões como essas, partindo de uma análise da literatura disponível acerca do tema da masculinidade, com foco em autores e autoras sul americanos. Através dessas leituras, buscamos construir uma compreensão sobre como se dá a construção da masculinidade, e explorar como esse fenômeno é marcado pelo tempo, pela cultura e pela linguagem. Para pensar esses elementos, a fenomenologia existencial é chamada à baila, principalmente o pensamento de Martin Heidegger e Maurice Merleau-Ponty. Esses e outros autores auxiliam na reflexão acerca do método de um trabalho de pesquisa, quando nos acompanham nas indagações sobre o acesso que podemos ter a qualquer fenômeno. Tratando-se de um trabalho sobre fenômenos de gênero, foi necessário buscar o histórico de trabalhos sobre masculinidade no Brasil, o que nos remete à luta feminista, analisada no contexto da luta de mulheres para terem a sua existência respeitada, estudada e validada, bem como no contexto das consequências desta luta. Esse trabalho de pesquisa alicerça a compreensão que a presente dissertação oferece sobre a constituição da masculinidade. Essa compreensão é traçada sobre duas entrevistas com dois homens moradores da zona Norte de São Paulo. Em entrevistas reflexivas, ambos refletem sobre o que os torna homens, e a análise dessas reflexões, pautada na fenomenologia existencial, é o que oferece a presente dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract | How does the constitution of masculinity come about? What is the moment when a person recognizes himself as a man, and what leads to this recognition? Is it possible that this recognition happens with a person alone, or is it inevitably a group process? And this group, how can it tell what it means to be a man? How does the recognition and reception of one man by others happen? Is it truly a welcoming process? The image that a certain group has of what it means to be a man is unchanging? Is it the same image the world round? Is it today the same image it was decades ago? How can a man recognize today his role in the dynamics of gender structure? This research aims to clarify such questions, starting from the analysis of the available literature around the topic of masculinity, with a focus on south american authors. Through these studies, we hope to construct a comprehension on how masculinity is built, and to explore how this phenomenon is stained by time, culture and language. In order to think about these elements, existential phenomenology is called to the center stage, especially the work of Martin Heidegger and Maurice Merleau-Ponty. These authors and others help us in reflecting on the method of a research work, as they accompany us on the questions about the access we can get to any phenomenon. Since this is a work on gender, it was necessary to search for the history of masculinity studies in Brazil, which leads us to the feminist struggle, analyzed here in the context of women’s fight to have their existence respected, studied and validated, as well as in the context of this fight’s consequences. These researchers lay the groundwork for the comprehension that the present dissertation offers on the constitution of masculinity. This comprehension is drawn over two interviews with two men living in the North region of São Paulo. In reflexive interviews, both reflect on what makes them men, and the analysis of these reflexions, based on existential phenomenology, is what the present dissertation offers | en_US |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Masculinidade | pt_BR |
dc.subject | Fenomenologia existencial | pt_BR |
dc.subject | Gender | en_US |
dc.subject | Masculinity | en_US |
dc.subject | Existential Phenomenology | en_US |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.title | Ser-homem no mundo: uma vista d’olhos da fenomenologia existencial para masculinidades | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rodrigo Piva Coelho de Magalhães.pdf | 2,74 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.