REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Eduardo Savino-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0107770482193515pt_BR
dc.contributor.advisor1Vega, Ítalo Santiago-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1696460650494488pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-02T18:52:40Z-
dc.date.available2022-02-02T18:52:40Z-
dc.date.issued2021-04-09-
dc.identifier.citationGomes, Eduardo Savino. Narrativas OC2-RD2 e PBL: uma proposta para o ensino da programação de computadores. 2021. Tese (Doutorado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24304-
dc.description.resumoA capacidade de análise, reflexão e elaboração de hipóteses são importantes habilidades que um aprendiz deve desenvolver no seu processo de formação. A criação de ambientes de ensino de forma que envolvam o aluno e permitam que este desenvolva a capacidade de análise, reflexão e elaboração de hipóteses tem sido uma preocupação de várias metodologias de ensino. Dessa forma temse pesquisado a utilização das metodologias ativas como possíveis respostas, em particular a Problem Based Learning (PBL), que coloca a problematização como fato iniciador do processo de ensino e aprendizagem. Porém a metodologia PBL se inicia com o estudo de um problema, não fazendo nenhuma especificação sobre como elaborar sua apresentação, de forma a permitir que o aluno se envolva com o contexto e possa experimentar o processo de análise, reflexão e elaboração de hipóteses. A questão que surge então é: Como ajudar o professor do ensino superior da computação a elaborar problemas para a metodologia PBL? Uma possibilidade é de se apresentar um problema na forma de narrativa. Nesse sentido a OC2-RD2 é uma técnica para construção de narrativas no ensino de disciplinas ligadas à computação. A técnica leva o nome dos tipos de cena que devem compor uma narrativa (Cenas: Objetivo, Contratempo, Catástrofe, Reação, Dilema e Decisão). Mas antes da construção das cenas, a técnica OC2-RD2 propõe a elaboração de um Plano de Conteúdo, um Plano de Motivação e um Plano de Fábulas, planos estes que devem balizar a construção da narrativa. Esse trabalho propõe a utilização da técnica OC2- RD2, por meio dos elementos plano de conteúdo, plano de motivação, cena Objetivo, cena Contratempo e a cena Catástrofe na construção de narrativas para a apresentação de um problema na metodologia ativa PBL. Esse trabalho apresenta no final uma aplicação dessa proposta no curso de Engenharia Biomédicas da PUC-SPpt_BR
dc.description.abstractThe ability to analyze, reflect and hypothesize are important skills that an apprentice must develop in his training process. The creation of teaching environments in a way that involves the student and allows him to develop the capacity for analysis, reflection and hypothesis elaboration has been a concern of several teaching methodologies. In this way, the use of active methodologies has been researched as possible answers, in particular the Problem Based Learning (PBL), which places problematization as the initiating fact of the teaching and learning process. However, the PBL methodology starts with the study of a problem, making no specification on how to elaborate its presentation, in order to allow the student to get involved with the context and to experience the process of analysis, reflection and hypothesis elaboration. The question that then arises is: How to help the professor of higher education in computing to elaborate problems for the PBL methodology? One possibility is to present a problem in the form of narrative. In this sense, OC2-RD2 is a technique for building narratives in the teaching of subjects related to computing. The technique takes its name from the types of scene that must compose a narrative (Scenes: Objective, Counter-Strike, Catastrophe, Reaction, Dilemma and Decision). But before the construction of the scenes, the OC2-RD2 technique proposes the elaboration of a Content Plan, a Motivation Plan and a Fables Plan, plans that must guide the construction of the narrative. This work proposes the use of the OC2-RD2 technique, through the elements content plan, motivation plan, Objective scene, Contratempo scene and the Catastrophe scene in the construction of narratives for the presentation of a problem in the active PBL methodology. In the end, this work presents an application of this proposal in the Biomedical Engineering course at PUC-SPen_US
dc.description.sponsorshipFundação São Paulo – FUNDASPpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digitalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPensamento Reflexivopt_BR
dc.subjectOC2-RD2pt_BR
dc.subjectElaboração de Hipótesespt_BR
dc.subjectReflective Thinkingen_US
dc.subjectElaboration of Hypothesesen_US
dc.subjectPBLen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.titleNarrativas OC2-RD2 e PBL: uma proposta para o ensino da programação de computadorespt_BR
dc.title.alternativeNarratives OC2-RD2 and PBL: a proposal for teaching computer programmingen_US
dc.typeTesept_BR
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