REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
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dc.creatorViegas, Vivian Paula-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7990674723942454pt_BR
dc.contributor.advisor1Giovinazzo Junior, Carlos Antonio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5969230919823134pt_BR
dc.date.accessioned2021-12-20T16:10:33Z-
dc.date.available2021-12-20T16:10:33Z-
dc.date.issued2021-02-26-
dc.identifier.citationViegas, Vivian Paula. O preconceito em face da diversidade de gênero na escola. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24236-
dc.description.resumoTratar a temática diversidade e gênero na escola ainda é um grande desafio carregado de preconceito, dúvidas e medo. O presente trabalho investigou a posição de docentes e estudantes em relação ao tema diversidade no âmbito escolar, com reflexões sobre convencionalismo, agressão, autoritarismo, sexualidade, e o pensamento supersticioso e estereotipado. Tal empreitada teve a finalidade de analisar as tendências de atitudes que podem expressar o preconceito em relação às mulheres e aos LGBTQIA+. Identificou-se tais tendências com base nas manifestações de professores e alunos sobre gênero no ensino fundamental de escolas pertencentes às redes municipais de Diadema e São Paulo. A hipótese inicial para esta investigação foi formulada nos seguintes termos: mesmo a escola sendo um local privilegiado para trabalhar os valores éticos de respeito ao outro, com base no reconhecimento da pluralidade e da necessidade de relações sociais inclusivas e democráticas, muitas vezes são promovidas ideias e práticas que reforçam estereótipos e perpetuam preconceitos de gênero. Os dados foram obtidos por meio do uso de uma escala de atitude do tipo Likert, denominada Preconceito de Gênero (PG), elaborada e validada para esta pesquisa. As reflexões sobre gênero tiveram como base as pesquisas de Butler, Junqueira, entre outros pesquisadores. Já o aporte teórico foi extraído das obras de Adorno e Horkheimer, especialmente as considerações sobre o indivíduo, sociedade e preconceitopt_BR
dc.description.abstractApproaching the theme of diversity and gender at school is still a great challenge fraught with prejudice, doubts and fears. This study investigated teachers’ and students’ views towards this theme of diversity, reflecting on conventionality, aggression , authoritarianism, sexuality and superstitious and stereotyped forms of thinking. Such endeavor was designed to analyze trends in attitudes that may express prejudice towards women and the LGBTQIA+ community. These tendencies were found based on teachers’ and students’ statements on gender in elementary school in the town district of Diadema and Sao Paulo. The initial hypothesis for this research was formulated as follows: even though the school is a privileged place to work the ethical values of respect for others, based on the recognition of plurality and in the need for inclusive and democratic social relations, most often we find the promotion of ideas and practices that reinforce stereotypes and perpetuate gender bias. The data were obtained using a Likert- type attitude scale , called Gender Prejudice (PG), developed and validated for this research. The reflections on gender were based on research by Butler, Junqueira, among other researchers. The theoretical contribution was extracted from the works of Adorno and Horkheimer, especially the considerations over the individual, society and prejudiceen_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedadept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPreconceitospt_BR
dc.subjectIdentidade de gênero na educaçãopt_BR
dc.subjectDiscriminação de sexo na educaçãopt_BR
dc.subjectDiscriminacao em educaçãopt_BR
dc.subjectPrejudicesen_US
dc.subjectGender identity in educationen_US
dc.subjectSex discrimination in educationen_US
dc.subjectDiscrimination in educationen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.titleO preconceito em face da diversidade de gênero na escolapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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