REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária
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dc.creatorLeite, Maria Jodailma-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8047741295747344pt_BR
dc.contributor.advisor1Darin, Leila Cristina de Melo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2682139953614636pt_BR
dc.date.accessioned2021-12-09T20:25:41Z-
dc.date.available2021-12-09T20:25:41Z-
dc.date.issued2021-04-14-
dc.identifier.citationLeite, Maria Jodailma. Borrando as fronteiras entre realidade e ficção: autoficção em Essa gente, de Chico Buarque de Holanda. 2021. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24194-
dc.description.resumoA presente dissertação objetiva estudar o romance Essa gente (2019), de Chico Buarque de Holanda, buscando refletir sobre os aspectos da autoficção, fenômeno que tem recebido grande ênfase na literatura contemporânea. O interesse pelo corpus está ligado à contribuição para a fortuna crítica do romance que, por datar do final do ano 2019, é bastante escassa. Para alcançar esta meta, levantamos a seguinte indagação: Como se dá a construção do romance Essa gente, quanto ao uso de recurso de autoficção? Para responder a essa problemática, estudamos a articulação dos recursos narrativos da obra que tendem a contemplar a contemporaneidade, dentre os quais destacamos o uso da autoficção, recurso de hibridização, que quebra as fronteiras entre o real e o ficcional. Entre os aportes teóricos básicos para empreender e aparar a análise, baseamo-nos em textos de Perrone-Moisés (2016) e Karl Erik Schollhammer (2009); para tratar da crise de identidade pós-moderna e contemporânea, nos valemos da ótica de Zygmunt Bauman (2001) e Stuart Hall (2016); e, para discutir sobre o conceito de autoficção, utilizamos os apontamentos do francês Serge Doubrovsky (2014), de Philippe Vilain (2014), e de outros que alargam o termo, como Vincent Colonna (2014). A análise enfoca, no romance, questões autoficcionais que requerem o exame das relações entre autor e narrador; para fundamentar tal exame, recorremos a novos olhares sobre a autoficção, a partir da discussão de Azevedo (2008), Diana Klinger (2006) e Faedrich (2015). O trabalho procura explorar essas teorias ao longo de três capítulos. Entre outras conclusões, Chico Buarque utiliza a autoficção em Essa gente, construindo um jogo dúbio e irônico em um romance repleto de pitadas autobiográficas para performar conflitos afetivos, decadência social, feridas deixadas pela história e a conturbada situação política do Brasil entre 2016 a 2019pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation aims to study the novel Essa gente (2019), by Chico Buarque de Holanda, seeking to reflect on the aspects of autofiction, a phenomenon that has received great emphasis in contemporary literature. Interest in the corpus is linked to the contribution to the critical fortune of the novel, which, because it was published at the end of 2019, is quite scarce. To reach this goal, we raised the following question: How is the novel Essa gente constructed, regarding the use of autofiction resources? To answer this query, we studied the articulation of the narrative resources of the novel that tend to contemplate contemporaneity, among which we highlight the use of autofiction, a hybridization resource that breaks the boundaries between the real and the fictional. Among the basic theoretical contributions used to carry out and support the analysis, are texts by Perrone-Moisés (2016) and Karl Erik Schollhammer (2009); to address the postmodern and contemporary identity crisis, we use the perspective of Zygmunt Bauman (2001) and Stuart Hall (2016); and, to discuss the concept of autofiction, we use the notes of the French writer and theorist Serge Doubrovsky (2014), Philippe Vilain (2014), and others that broadened the term, such as Vincent Colonna (2014). The analysis focuses on autofictional issues in the novel that require an examination of the relationship between author and narrator; to support such an examination, we resorted to new perspectives on autofiction, based on the discussion of Azevedo (2008), Diana Klinger (2006) and Faedrich (2015). This paper seeks to explore these theories over three chapters. Among other conclusions, Chico Buarque utilizes autofiction in Essa gente, building a dubious and ironic game in a novel full of autobiographical hints to perform affective conflicts, social decadence, wounds left by history and the difficult political situation in Brazil between 2016 and 2019en_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literáriapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBuarque, Chico [1944- ] - Essa gente - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectLiteratura - História e críticapt_BR
dc.subjectFicção autobiográficapt_BR
dc.subjectBuarque, Chico [1944- ] - Essa gente - Criticism and interpretationen_US
dc.subjectLiterature - History and criticismen_US
dc.subjectAutobiographical fictionen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIApt_BR
dc.titleBorrando as fronteiras entre realidade e ficção: autoficção em Essa gente, de Chico Buarque de Holandapt_BR
dc.title.alternativeBlurring the lines between reality and fiction: autofiction in Essa gente, by Chico Buarque de Holandaen_US
dc.typeDissertaçãopt_BR
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