Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24188
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Barros, Kelly Cristina da Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5128074070318877 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Feldmann, Marina Graziela | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5107177703842569 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-12-09T20:25:39Z | - |
dc.date.available | 2021-12-09T20:25:39Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-07 | - |
dc.identifier.citation | Barros, Kelly Cristina da Silva. Formação inicial do professor do Ensino Fundamental I baseada na relação teoria e prática. 2021. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24188 | - |
dc.description.resumo | A pesquisa Formação Inicial do Professor do Ensino Fundamental I baseada na relação Teoria e Prática é uma investigação realizada com alunos de um curso de Pedagogia de uma faculdade de São José dos Campos. Esses alunos participaram de um projeto durante o percurso formativo. Investiga-se como esse projeto pode contribuir para a formação do professor de educação básica I, no sentido de estabelecer relação entre teoria e prática. O estudo foi realizado a partir dos pressupostos da dimensão qualitativa, envolvendo análise de documentos e análise de dados de questões apresentadas em grupos específicos. No foco deste trabalho, buscou-se subsídios teóricos a partir dos autores que abordam as temáticas: Formação Docente na Contemporaneidade: Feldmann (2009, 2018), Nóvoa (1996) e Noffs e Rodrigues (2016); Formação de Professores: Marcelo García (1999) e Nóvoa (1995); Profissão Docente: Gimeno Sacristán (2017); Relação teoria e prática: Tardif (2002); Projetos: Bacich e Moran (2018) e Lück (2013), bem como Diretrizes e Legislação do curso de formação de professores. Conclui-se que é preciso criar espaços sobre o pensamento prático do professor, o conhecimento-na-ação, o saber fazer e a reflexão na ação. O que se observa são instâncias formadoras, por vezes, com concepções rígidas e ultrapassadas que não visam a aprendizagem da profissão do professor, de modo que o possibilite investigar e vivenciar, na prática, seu papel de professor. É preciso vislumbrar a formação de professores como componente de mudanças, que exigem esforços dos envolvidos no processo, buscando transformação dos profissionais e do contexto para que atribuam novo sentido às práticas de formação de professores | pt_BR |
dc.description.abstract | The research Initial Formation of Elementary School Teacher based on the Theory and Practice relationship is an investigation carried out with students of a Pedagogy course at a college in São José dos Campos. These students participated in a project during the training course. We investigate how this project can contribute to the formation of the basic education teacher I, in order to establish a relationship between theory and practice. The study was carried out from the assumptions of the qualitative dimension, involving document analysis and data analysis of questions presented in specific groups. In the focus of this work, theoretical subsidies were sought from the authors who address the themes: Teacher Education in Contemporary: Feldmann (2009, 2018), Nóvoa (1996) and Noffs and Rodrigues (2016); Teacher Education: Marcelo García (1999) and Nóvoa (1995); Teaching Profession: Gimeno Sacristán (2017); Relationship between theory and practice: Tardif (2002); Projects: Bacich and Moran (2018) and Lück (2013), as well as Guidelines and Legislation for the teacher training course. It is concluded that it is necessary to create spaces on the teacher's practical thinking, knowledge-in-action, know-how and reflection in action. What can be observed is training bodies, sometimes with rigid and outdated conceptions that do not aim at learning the teacher's profession, in a way that allows him to investigate and experience, in practice, his role as a teacher. It is necessary to envision teacher training as a component of change, which requires efforts from those involved in the process, seeking transformation of professionals and the context so that they give new meaning to teacher training practices | en_US |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação profissional | pt_BR |
dc.subject | Professores do Ensino Fundamental - Formação profissional | pt_BR |
dc.subject | Projeto de alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Teachers - Occupational trainingtraining | en_US |
dc.subject | Elementary school teachers - Occupational | en_US |
dc.subject | Literacy project | en_US |
dc.subject | Teaching - Methodology | en_US |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO | pt_BR |
dc.title | Formação inicial do professor do Ensino Fundamental I baseada na relação teoria e prática | pt_BR |
dc.title.alternative | Initial formation of Elementary School teacher based on the theory and tractice | en_US |
dc.type | Tese | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Kelly Cristina da Silva Barros.pdf | 2,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.