REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
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dc.creatorBarros, Kelly Cristina da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5128074070318877pt_BR
dc.contributor.advisor1Feldmann, Marina Graziela-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5107177703842569pt_BR
dc.date.accessioned2021-12-09T20:25:39Z-
dc.date.available2021-12-09T20:25:39Z-
dc.date.issued2021-04-07-
dc.identifier.citationBarros, Kelly Cristina da Silva. Formação inicial do professor do Ensino Fundamental I baseada na relação teoria e prática. 2021. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24188-
dc.description.resumoA pesquisa Formação Inicial do Professor do Ensino Fundamental I baseada na relação Teoria e Prática é uma investigação realizada com alunos de um curso de Pedagogia de uma faculdade de São José dos Campos. Esses alunos participaram de um projeto durante o percurso formativo. Investiga-se como esse projeto pode contribuir para a formação do professor de educação básica I, no sentido de estabelecer relação entre teoria e prática. O estudo foi realizado a partir dos pressupostos da dimensão qualitativa, envolvendo análise de documentos e análise de dados de questões apresentadas em grupos específicos. No foco deste trabalho, buscou-se subsídios teóricos a partir dos autores que abordam as temáticas: Formação Docente na Contemporaneidade: Feldmann (2009, 2018), Nóvoa (1996) e Noffs e Rodrigues (2016); Formação de Professores: Marcelo García (1999) e Nóvoa (1995); Profissão Docente: Gimeno Sacristán (2017); Relação teoria e prática: Tardif (2002); Projetos: Bacich e Moran (2018) e Lück (2013), bem como Diretrizes e Legislação do curso de formação de professores. Conclui-se que é preciso criar espaços sobre o pensamento prático do professor, o conhecimento-na-ação, o saber fazer e a reflexão na ação. O que se observa são instâncias formadoras, por vezes, com concepções rígidas e ultrapassadas que não visam a aprendizagem da profissão do professor, de modo que o possibilite investigar e vivenciar, na prática, seu papel de professor. É preciso vislumbrar a formação de professores como componente de mudanças, que exigem esforços dos envolvidos no processo, buscando transformação dos profissionais e do contexto para que atribuam novo sentido às práticas de formação de professorespt_BR
dc.description.abstractThe research Initial Formation of Elementary School Teacher based on the Theory and Practice relationship is an investigation carried out with students of a Pedagogy course at a college in São José dos Campos. These students participated in a project during the training course. We investigate how this project can contribute to the formation of the basic education teacher I, in order to establish a relationship between theory and practice. The study was carried out from the assumptions of the qualitative dimension, involving document analysis and data analysis of questions presented in specific groups. In the focus of this work, theoretical subsidies were sought from the authors who address the themes: Teacher Education in Contemporary: Feldmann (2009, 2018), Nóvoa (1996) and Noffs and Rodrigues (2016); Teacher Education: Marcelo García (1999) and Nóvoa (1995); Teaching Profession: Gimeno Sacristán (2017); Relationship between theory and practice: Tardif (2002); Projects: Bacich and Moran (2018) and Lück (2013), as well as Guidelines and Legislation for the teacher training course. It is concluded that it is necessary to create spaces on the teacher's practical thinking, knowledge-in-action, know-how and reflection in action. What can be observed is training bodies, sometimes with rigid and outdated conceptions that do not aim at learning the teacher's profession, in a way that allows him to investigate and experience, in practice, his role as a teacher. It is necessary to envision teacher training as a component of change, which requires efforts from those involved in the process, seeking transformation of professionals and the context so that they give new meaning to teacher training practicesen_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessores - Formação profissionalpt_BR
dc.subjectProfessores do Ensino Fundamental - Formação profissionalpt_BR
dc.subjectProjeto de alfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectTeachers - Occupational trainingtrainingen_US
dc.subjectElementary school teachers - Occupationalen_US
dc.subjectLiteracy projecten_US
dc.subjectTeaching - Methodologyen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpt_BR
dc.titleFormação inicial do professor do Ensino Fundamental I baseada na relação teoria e práticapt_BR
dc.title.alternativeInitial formation of Elementary School teacher based on the theory and tracticeen_US
dc.typeTesept_BR
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