REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24065
Tipo: Dissertação
Título: Desenvolvimento de competências leitora e escritora no Ensino Fundamental: práticas pedagógicas e formação docente
Título(s) alternativo(s): The development of reading and writing skills in Elementary School: pedagogical practices and teacher training
Autor(es): Trevisan, Itamar Silvestre
Primeiro Orientador: Silveira, Nadia Dumara Ruiz
Resumo: Resultados mais recentes de avaliações realizadas bienalmente pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) entre os anos de 2005 a 2019, indicam que as metas previstas no Plano Nacional de Educação (PNE) não estão sendo atingidas. Em 2017 foi homologada a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), um documento normativo que orienta os currículos da educação escolar e define o conjunto de aprendizagens essenciais que os estudantes devem desenvolver ao longo da Educação Básica, as quais são prescritas em dez competências gerais. Trata-se da implantação de uma política educacional a fim de garantir que a educação seja integral e esteja ao alcance de todos os alunos. Diante deste contexto, delimita-se o objetivo da pesquisa: analisar as práticas pedagógicas de leitura e escrita realizadas por professores do Ensino Fundamental e a formação docente, considerando as competências, leitora e escritora, alicerce em que se fundamentam todas as outras competências, na perspectiva de propor intervenções para a qualidade de ensino, considerando os direitos e deveres dos alunos, enquanto sujeitos em desenvolvimento, para exercício pleno de sua cidadania. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, pautada em pesquisa bibliográfica e análise documental, incluindo pesquisa de campo em uma escola pública municipal de Ensino Fundamental. O estudo empírico teve como sujeitos professores da Educação Básica, Ensino Fundamental I e II. O embasamento teórico se fundamenta na produção de autores reconhecidos por suas contribuições ao conhecimento científico pertinentes ao objeto deste estudo como Philippe Perrenoud; José Gimeno Sacristán; Antoni Zabala; Edgar Morin; Paulo Freire; Nilson José Machado; Terezinha Azerêdo Rios; Ivani Fazenda; Jaume Carbonell; Sara Paín, Miguel Arroyo; Carlos Marcelo Garcia; MauriceTardif; Ingedore Villaça Koch; Mikhail Bakhtin; Luiz Antônio Marcuschi; Lilian Maria Passarelli; Magda Soares; Cipriano Carlos Luckesi. A contribuição pretendida deste estudo relaciona-se à intensificação da qualidade das práticas didático pedagógicas na Educação Básica, em especial, no Ensino Fundamental II em articulação com a formação de professores
Abstract: The most recent results of the assessments performed biennially by the Brazilian Basic Education Assessment National System (SAEB), based on the Basic Education Development Index of the country (IDEB) between 2005 and 2019, indicate the goals set out in the National Education Plan (PNE) have not been achieved. In 2017, the National Common Curricular Base (BNCC) was approved. It is a normative document that guides the curriculum of school education and defines the set of essential learning that students must develop throughout Basic Education, which are prescribed in ten general competences. It consists of the implementation of an educational policy in order to ensure that education is integral and available to all students. In view of this context, the object of this research is delimited: to analyse the pedagogical practices of reading and writing skills carried out by Elementary School teachers and teacher training, considering the writing and reading skills the foundation on which all the other competences are based, in the perspective of proposing interventions to improve teaching quality, considering the rights and duties of students, as subjects in development, for the full exercise of their citizenship. The methodology used is a qualitative approach, based on bibliographic research and documentary analysis, including field research in a public Elementary School. The empirical study had as subjects teachers of Basic and Elementary Education. The theoretical basis is founded in the production of authors recognized for their contributions to scientific knowledge pertinent to the object of this study, such as Philippe Perrenoud; José Gimeno Sacristán; Antoni Zabala; Edgar Morin; Paulo Freire; Nilson José Machado; Terezinha Azerêdo Rios; Ivani Fazenda; Jaume Carbonell; Sara Paín, Miguel Arroyo; Carlos Marcelo Garcia; MauriceTardif; Ingedore Villaça Koch; Mikhail Bakhtin; Luiz Antônio Marcuschi; Lilian Maria Passarelli; Magda Soares; Cipriano Carlos Luckesi. The intended contribution of this study is related to the enhancement of the quality of pedagogical didactic practices in Basic Education, especially in the final years of Elementary School, in conjunction with teachers training
Palavras-chave: Currículos
Leitura - Desenvolvimento
Escrita criativa
Professores de ensino fundamental - Formação profissional
Education - Curricula
Development reading
Creative writing
Elementary school teachers - Occupational training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Trevisan, Itamar Silvestre. Desenvolvimento de competências leitora e escritora no Ensino Fundamental: práticas pedagógicas e formação docente. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24065
Data do documento: 25-Mar-2021
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Itamar Silvestre Trevisan.pdf1,54 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.