REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24035
Tipo: Tese
Título: O estágio supervisionado: uma proposta inovadora para a formação do professor de música
Título(s) alternativo(s): Supervised internship: an innovative proposal for music teachers training
Autor(es): Cordeiro, Risaelma de Jesus Arcanjo Moura
Primeiro Orientador: Masetto, Marcos Tarciso
Resumo: O Estágio Supervisionado ocupa posição de destaque nos currículos das licenciaturas em Música, seja por sua complexa natureza com relação ao papel formativo dos educandos, seja pela expectativa da articulação entre o conhecimento acadêmico e a prática profissional. Percebendo a necessidade de aprofundar o conhecimento acerca da formação inicial do professor de música na contemporaneidade e a sua relação com o currículo, chegamos ao seguinte problema de pesquisa: como repensar e propor o Estágio Supervisionado como componente curricular visando a formação do licenciando em música explorando espaços (ambientes) de educação não formal? O trabalho tem por objetivo investigar os processos formativos que têm contemplado a exploração de espaços educativos não formais da cidade durante a realização do Estágio em Música da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A composição teórica da pesquisa apoia-se em estudos e fundamentos das áreas de Educação, Currículo e Música, que tratam da concepção do Estágio como componente curricular na dimensão de proposta integrada ao Projeto Pedagógico de Curso, da formação do profissional docente, do conhecimento pedagógico-musical, dos currículos inovadores e da cidade como extensão da instituição de educação formal. O procedimento metodológico privilegia a abordagem qualitativa, na modalidade de pesquisa de campo, sendo que os instrumentos utilizados para a coleta de dados são o questionário on-line aplicado aos egressos da licenciatura em Música da UFMA e as entrevistas realizadas com supervisores responsáveis pelo Estágio do Curso. Para análise e interpretação dos dados obtidos, optamos pela técnica da Análise de Conteúdo com apoio do software NVivo 12 plus. Os resultados sugerem que o Estágio em Música, quando realizado parcialmente ou totalmente em ambientes de educação não formal da cidade, possibilita significativas e diversificadas experiências profissionais em educação musical. Os achados sustentam ainda que a formação do licenciando perpassa a compreensão dos interesses e expectativas dos alunos, contextualizada às suas relações com a música fora do espaço escolar. Esperamos que os resultados da pesquisa junto à proposição do Projeto de Estágio em Música possam contribuir para repensar a formação do professor de música numa perspectiva inovadora, que integre universidade, escola e ambientes de educação não formal da cidade
Abstract: Supervised Internship occupies a prominent position in undergraduate Music degrees curricula, either because of its complex nature regarding student’s educational role, or because expectations related to articulation between academic knowledge and professional practice. Realizing the need to deepen the knowledge about the initial music teachers training nowadays and their relationship with curriculum, we come to the following research problem: how to rethink and propose Supervised Internship as a curricular component aiming at music undergraduate training, exploring spaces (environments) of non-formal education? This work aims to investigate training processes contemplating non-formal city spaces exploration during a Music Internship at the Federal University of Maranhão (UFMA). Research theoretical framework is supported by studies and fundamentals in such areas as Education, Curriculum, and Music, which deal with Internship conception as a curricular component of a proposal integrated to a Pedagogical Course Project dimension, teaching professional training, pedagogical and musical knowledge, innovative curricula, and the city as a formal educational institution extension. Methodological procedure privileged the qualitative approach, field research modality, and instruments used for data collection were online questionnaire applied to Music degree graduates at UFMA and interviews carried out with responsible Stage supervisors at said course. For analysis and interpretation of the data obtained, we opted for Content Analysis technique with support of NVivo 12 plus software. Results suggest that Music Internship, when carried out partially or totally in non-formal education environments in the city, enables significant and diverse professional experiences in music education. The findings also support that the music undergraduate training permeates the understanding of the interests and expectations of the students, contextualized to their relations with music outside the school space. We expect that results of the research with the Music Internship Project proposal, can contribute to rethinking music teachers training in an innovative perspective by integrating university, school, and city non-formal education environments
Palavras-chave: Programas de estágio
Currículos - Mudança
Professores de música - Formação profissional
Internship programs
Curriculum change
Music teachers - Occupational training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Cordeiro, Risaelma de Jesus Arcanjo Moura. O estágio supervisionado: uma proposta inovadora para a formação do professor de música. 2021. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24035
Data do documento: 9-Fev-2021
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Risaelma de Jesus Arcanjo Moura Cordeiro.pdf2,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.