REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24027
Tipo: Dissertação
Título: O uso da aprendizagem baseada em problemas no ensino de fisioterapia: revisão integrativa
Título(s) alternativo(s): The usage of problem-based learning in physiotherapy teaching: integrative revision
Autor(es): Frota, Patrícia Wanderley Aguiar
Primeiro Orientador: Azevedo, Gisele Regina de
Resumo: Introdução: A Aprendizagem Baseada em Problemas é um dos métodos de ensino mais utilizados em cursos na área de saúde. Ao colocar o aluno no centro do processo de ensino e aprendizagem, ela contribui para a autonomia dos estudantes e a formação de profissionais mais humanos, críticos e reflexivos. Objetivo: Realizar revisão sistemática integrativa sobre a utilização da Aprendizagem Baseada em Problemas no ensino de fisioterapia. Método: Estudo com abordagem qualitativa realizado por meio de revisão bibliográfica sistemática integrativa nas bases de dados PubMed, da U. S. National Library of Medicine, Scopus, Lilacs, Phisiotherapy Evidence Database (PEDro) e Cochrane Library, utilizando os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): fisioterapia, educação, aprendizagem baseada em problemas. Resultado: Dentre 148 artigos identificados, 126 foram descartados por não atenderem integralmente aos critérios de inclusão, e foram selecionados 22 para a revisão integrativa. O estudo demonstrou que a Aprendizagem Baseada em Problemas é um método que propicia o engajamento dos alunos no próprio processo de aprendizado, contribui para sua autonomia apesar das dificuldades encontradas no trabalho em equipe. Além disso, verificou-se que a ABP facilita a experiência com a Educação Interprofissional e demanda uma melhor capacitação por parte dos professores para sua utilização. Conclusão: Constatou-se que a Aprendizagem Baseada em Problemas tem sido utilizada em alguns cursos de graduação de fisioterapia ao redor do mundo e os resultados de sua utilização têm demonstrado que este é um método de ensino muito eficaz quando aplicado em programas de educação interprofissional e em currículos que prezam por colocar o aluno no centro do processo de ensino e aprendizagem. Além de motivar e engajar os educandos no próprio aprendizado, os estudos têm concluído que a Aprendizagem Baseada em Problemas é um dos métodos mais eficientes para desenvolver habilidades fundamentais para a prática profissional de fisioterapeutas, como o trabalho em equipe. Este é um dos métodos ativos que podem ser utilizados para formar profissionais mais críticos, reflexivos e humanistas na área da saúde, embora a análise desses estudos sugiram que ainda há necessidade de pesquisas mais específicas na área da fisioterapia
Abstract: Introduction: Problem Based Learning is one of the most widely used teaching methods in health courses. By placing the student at the center of the teaching and learning process, it contributes to the autonomy of students and the training of more humane, critical and reflective professionals. Objective: To carry out a systematic integrative review on the use of Problem Based Learning in the teaching of physiotherapy. Method: A qualitative approach study conducted through a systematic integrative bibliographic review in the PubMed, U.S. National Library of Medicine, Scopus, Lilacs, Phisiotherapy Evidence Database (PEDro) and Cochrane Library, using the keywords in Health Science Descriptors (DeCS): physical therapy, education, problem-based learning. Result: Out of 148 articles identified, 126 were discarded for not fully meeting the inclusion criteria, and 22 were selected for the integrative review. The study demonstrated that Problem-Based Learning is a method that provides the engagement of students in the learning process itself, contributes to their autonomy despite the difficulties encountered in teamwork. In addition, it was found that the PBL facilitates the experience with Interprofessional Education and demands better training from teachers for its use. Conclusion: It has been observed Problem Based Learning has been used in some physical therapy degree courses around the world and the results of its use have shown that this is a very effective teaching method when applied in interprofessional education programs and in curricula that value putting the student at the center of the teaching and learning process. In addition to motivating and engaging learners in their own learning, studies have concluded that Problem-Based Learning is one of the most effective methods for developing key skills for professional practice of physical therapists, such as teamwork. This is one of the active methods that can be used to train more critical, reflective and humanistic health professionals, although the analysis of these studies suggests that there is still a need for more specific research in the area of physical therapy
Palavras-chave: Aprendizagem baseada em Problemas
Fisioterapia - Estudo e ensino
Métodos ativos
Problem-based learning
Physical therapy - Study and teaching
Active methods
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde
Citação: Frota, Patrícia Wanderley Aguiar. O uso da aprendizagem baseada em problemas no ensino de fisioterapia: revisão integrativa. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação nas Profissões da Saúde) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Sorocaba, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/24027
Data do documento: 6-Mar-2020
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Patricia Frota da Silva.pdf1,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.